Disney Portugal

InícioCalendárioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Escola

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 21 ... 38  Seguinte
AutorMensagem
mulan_4ever

Um terror frio e cru
Um terror frio e cru

No fórum desde : 10/06/2010

MensagemAssunto: Re: Escola   Qui 08 Jul 2010, 10:28

ah ah cheguei agora da escola, tive 16 a história, nada mau =)
mas a português tive apenas um 12, bolas já esperava uma nota baixa. vou ter que fazer a 2º fase, espero que seja mais fácil.
e eu fiquei surprendida, não sei se só aconteceu na minha escola mas houve pouquissimas positivas a português do 12º e a maioria dos meus colegas tinham dito que lhes tinha corrido bem. não se percebe o que aconteceu mas que houve grande revolta, lá isso houve xD
Phebus
Ah! Boom, baby!
Ah! Boom, baby!

Feminino
Localização : Hiding under your stairs. Fingers like snakes and spiders in my hair.
Emprego : Ilustradora
Personagem favorita : Donald, Mulan, Mushu, Hades
No fórum desde : 16/05/2010

MensagemAssunto: Re: Escola   Qui 08 Jul 2010, 10:44

Não foi só na tua escola, a média nacional a português desceu um valor.
Sinceramente até estava à espera disso visto que Lusíadas é dificil e os critérios de correcção dos exames não são propriamente amigáveis. :S

-----------------------------------------------
http://phebs.portfoliobox.me
Diogen
Eu rio-me face ao perigo
Eu rio-me face ao perigo

Masculino
No fórum desde : 31/05/2010

MensagemAssunto: Re: Escola   Sex 09 Jul 2010, 13:41

Phebus escreveu:
Não foi só na tua escola, a média nacional a português desceu um valor.
Sinceramente até estava à espera disso visto que Lusíadas é dificil e os critérios de correcção dos exames não são propriamente amigáveis. :S
Realmente Lusíadas é provavelmente das matérias mais chatas do exame, ao lado de Ferando Pessoa. Ma snão posso concordar com a segunda parte, hoje mais que nunca os critérios de correção de exames são cada vez mais "amigáveis", tanto a português como às outras disciplinas.

Mas enquanto Português tem a vantagem/desvantagem de a dificuldade do exame depender da matéria, eles apostam muito em Fernando Pessoa e Lusíadas porque são as matérias que apresentam mais dificuldade linguistica. Já nos outros exames principalmente a nível das ciências exactas, a facilidade tem vindo a subir de maneira estrondosa. Há uns 10 anos um 20 no exame nacional de matemática era algo extremamente raro e significava um inteligência/aplicação enormissimas por parte do aluno. Hoje em dia já não, os 20 são cada vez mais comuns a esta disciplina e a dificuldade anedótica do exame. Muitos colegas meus na faculdade que entraram com exames de matematica superiores a 19, tinham dificuldade na matemática básica. No exame de fisico-quimica acontece algo de semelhante.

Tudo isto para apresentar resultados por parte do governo, mas esta facilidade traz mais danos que benefícios, visto que os alunos vão para a faculdade com poucas bases nas suas específicas de entrada, e esbarram-se à grande depois.
Phebus
Ah! Boom, baby!
Ah! Boom, baby!

Feminino
Localização : Hiding under your stairs. Fingers like snakes and spiders in my hair.

MensagemAssunto: Re: Escola   Sex 09 Jul 2010, 14:50

Diogen escreveu:
Realmente Lusíadas é provavelmente das matérias mais chatas do exame, ao lado de Ferando Pessoa. Ma snão posso concordar com a segunda parte, hoje mais que nunca os critérios de correção de exames são cada vez mais "amigáveis", tanto a português como às outras disciplinas.

Os critérios de correcção dos exames em geral não são o problema, estava a referir-me a português. Este ano por exemplo, havia uma pergunta em que se tinha de referir 2 sentimentos transmitidos ao longo do texto (Lusíadas), porém as três ou quatro hipóteses aceites não eram as únicas possiveis. Esta matéria é muito incerta, tem muito a ver com o ponto de vista de cada um...

Jato
Finalmente vejo a luz!
Finalmente vejo a luz!

Masculino
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Flynn, Jim Hawkins, Hades, Charlotte...

MensagemAssunto: Re: Escola   Ter 13 Jul 2010, 05:02

i'm so happy!!!!!!

Fui ver as notas dos exames hoje (atençao - 9º ano) e tive 5 a Matematica e a Portugues!!!

Claro que os exames do 9º ano sao, baah, so para preparar as pessoas, mas sabe tao bem ver as pautas e veres lá o teu trabalho todo de um ano a ser recompensado!!
http://ptdisney.blogspot.com/
Akemi
É preciso acreditar
É preciso acreditar

Feminino
No fórum desde : 17/05/2010

MensagemAssunto: Re: Escola   Ter 13 Jul 2010, 05:02

Até acho os Lusíadas bastante simples, mas também no 9º ano não dei tudo, é bem provável que no secundário seja mais aprofundado e difícil. :/

Já vi os resultados dos exames, foram o que já estava à espera: 5 a Português e 3 a Matemática. Matemática podia ter sido melhor, mas pronto, já estava à espera e deu bem para manter o 4. ^^
http://www.formspring.me/itsjoanasousa
Hanabi
Finalmente vejo a luz!
Finalmente vejo a luz!

Feminino
No fórum desde : 11/06/2010

MensagemAssunto: Re: Escola   Ter 13 Jul 2010, 05:56

Parabéns pelos 5's, Akemi e Jato ;D

Realmente sabe bem ir ver um belo dum 5 às pautas Cool (pelo menos a mim soube-me na altura, também tive dois 5 =)
TDDM
Canto com as cores do vento

Masculino

MensagemAssunto: Re: Escola   Ter 13 Jul 2010, 06:11

Parabéns a ambos.

Eu cá já tratei da candidatura on-line e à partida não terei problemas em entrar no que quero logo na 1ª fase.
mulan_4ever
Um terror frio e cru
Um terror frio e cru

Feminino
Emprego : estudante
Personagem favorita : Mulan e Simba
No fórum desde : 10/06/2010

MensagemAssunto: Re: Escola   Ter 13 Jul 2010, 09:22

eu não percebo uma coisa: posso-me candidatar na 1ª fase mesmo indo fazer melhoria de nota do exame de português?. ou tenho que esperar que a nota da 2ª fase saia para eu fazer a candidatura? alguem me sabe dizer?
TDDM

Masculino

MensagemAssunto: Re: Escola   Ter 13 Jul 2010, 09:56

Tens de esperar porque a melhoria da nota poderá influenciar ou não a média total do secundário. Só depois disso tens acesso à ficha ENES de modo a realizares a candidatura. Agora se vais a tempo ou se é possível candidatares-te ainda na 1ª fase não sei... É uma questão de consultares o calendário e o site da DGES e/ou a secretaria da tua escola.

Eu cá como tratei de tudo à primeira não estou totalmente a par de outras situações. Não quero induzir ninguém em erro, mas tenho quase a certeza que é
assim que funciona.
Phebus
Ah! Boom, baby!
Ah! Boom, baby!

Feminino

MensagemAssunto: Re: Escola   Ter 13 Jul 2010, 11:12

Poder podes, mas no teu caso o melhor é que te inscrevas entre dia 2 a 6 de agosto, aí terás o resultado da tua melhoria incluido na tua candidatura. Podes ler mais sobre isso aqui: http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/C17C6105-9379-40E9-AEF1-470F0DEF08E6/4133/GuiaGeralExames2010.pdf

Uma coisa TDDM: como é que obtiveste a password de acesso? Pediste na escola quando foste buscar a ficha ENES, certo?

TDDM

Masculino

MensagemAssunto: Re: Escola   Ter 13 Jul 2010, 11:23

Phebus escreveu:
Uma coisa TDDM: como é que obtiveste a password de acesso? Pediste na escola quando foste buscar a ficha ENES, certo?
Não, entreguei um requerimento disponível no site da DGES em Fevereiro. Na ficha ENES vem é a senha de activação e a senha de preferência regional (esta última não sei se é automaticamente atribuída, no meu caso perguntaram-me se necessitava).
Phebus
Ah! Boom, baby!
Ah! Boom, baby!

Feminino

MensagemAssunto: Re: Escola   Ter 13 Jul 2010, 11:28

Requerimento? :O
Caramba mas eu não fiz nada disso (nem eu nem ninguém da minha escola :S)
Vou ao site da DGES ver o que dizem :S

EDIT: Ah mas só precisamos dela se usarmos o serviço de candidatura online... Ufa, que susto xD

TDDM

Masculino

MensagemAssunto: Re: Escola   Ter 13 Jul 2010, 11:54

Sim, apenas se te candidatares pelo site. A mim garantiram-me que era de total confiança e fiz por lá, tanto que no final podes imprimir um "recibo" que comprove a candidatura, para além de que até à data limite podes mudar os cursos e a sua ordem, no caso de mudares de ideias. Aliás, este é até o último ano em que nos podemos candidatar através de papeladas, ainda por cima a pagar...
Akemi
É preciso acreditar
É preciso acreditar

Feminino

MensagemAssunto: Re: Escola   Ter 13 Jul 2010, 12:56

Obrigada pelos parabéns, Hanabi e TDDM! :3
http://www.formspring.me/itsjoanasousa
Pureblooded
Administrador
Administrador

Feminino
Personagem favorita : Simba

MensagemAssunto: Re: Escola   Seg 02 Ago 2010, 15:39

Ora esta, já viram bem a nova?
A nossa ministra quer acabar com os Chumbos! Ahah... Dá mesmo vontade de rir... É incrível como o ensino está a ser tão facilidado com os dias que vão passando e com as decisões que se vão tomando. Juro, acho impressionante... Então um aluno tem 6 negativas, e então? Qual é o problema? Imagino que a solução será fazer um examezito, agora é solução para tudo, até para passar do oitavo para o secundário...

Enfim, não percebo..

Spoiler:

http://supersaiyanana.deviantart.com
CatDepp
Forasteiro

Feminino
Personagem favorita : simba
No fórum desde : 18/06/2010

MensagemAssunto: Re: Escola   Seg 02 Ago 2010, 15:53

eu o que não entendo é a porcaria de critérios dos exames! nem os próprios exames.. qual é a ideia? Lixar mesmo uma pessoa? fico frustrada -.-
Phebus
Ah! Boom, baby!
Ah! Boom, baby!

Feminino

MensagemAssunto: Re: Escola   Seg 02 Ago 2010, 17:02

Pureblooded escreveu:
Ora esta, já viram bem a nova?
A nossa ministra quer acabar com os Chumbos!

É que não há outra frase na minha cabeça que não seja "Que injustiça!" quando oiço coisas deste género. Não contentes com o facilitismo actual do ensino, agora querem que não hajam chumbos. É o tipíco "vamos tapar o sol com a peneira": As notas são baixas? Vamos tornar os exames mais fáceis! A taxa de reprovação é elevada? Vamos acabar com os chumbos! Há ainda muita gente que não tem o 12º ano? Paguemo-lhes os cursos!

Sinceramente a antiga ministra da educação já era má, mas agora a Isabel Alçada alcançou o ridiculo. Digo-vos aqui e agora: o próximo passo é deixarem de haver exames nacionais (como nos EUA) e as faculdades privadas serem as mais conceituadas (não querendo estar a ofender os que as frequentam, eu simplesmente não acredito no ensino superior privado).

Diogen
Eu rio-me face ao perigo
Eu rio-me face ao perigo

Masculino

MensagemAssunto: Re: Escola   Seg 02 Ago 2010, 17:06

Pure eu também vi essa notícia e não sei se me dá vontade de rir ou chorar. O facto é para as estatísticas vale tudo, hoje em dia passar é obrigatório. Como é óbvio isto não cabe na cabeça de ninguém a não ser na ministra da educação. Cada vez mais a escola não é um local de ensino, mas um local de passar o tempo até teres idade de ir trabalhar.

No nosso país que vai ser futuramente um país extremamente formado com pessoas que não sabem absolutamente nada, e depois admiram-se de licenciados desempregados. Ora bolas, se há tanta gente a facilitar no Básico/secundário toda a gente quer ir para a universidade e nem que andem lá 10 anos para um curso de 3 saem licenciados para o desemprego.

Os critérios dos exames estão cada vez mais acessíveis, os exames cada vez mais fáceis, o ensino rídiculo. Daqui a uns anos fazes 18 anos e enviam-te o diploma pelo correio sem sequer teres posto os pés na escola.

Phebus escreveu:
Digo-vos aqui e agora: o próximo passo é deixarem de haver exames nacionais (como nos EUA) e as faculdades privadas serem as mais conceituadas (não querendo estar a ofender os que as frequentam, eu simplesmente não acredito no ensino superior privado).
Phebus nos EUA também existem exames nacionais que são chamados de SAT, mas apenas fazem os exames aqueles alunos que querem prosseguir para a universidade os outros não são obrigado a faze-los. Mas sim lá, há uma enorme competição, e é o contrário daqui, enquanto cá as universidades conceituadas são as públicas lá são as privadas e são caríssimas. Eu tive a ver um intercâmbio de meu curso para Universidade de Boston, e apenas de proprinas teria de pagar 5 mil euros e a universidade encarregava-se de 70% das proprinas, ou seja, cerca de 15 000 euros para estudares lá um único ano.
Phebus
Ah! Boom, baby!
Ah! Boom, baby!

Feminino

MensagemAssunto: Re: Escola   Seg 02 Ago 2010, 17:32

Eu estava convencida de que nos EUA faziam uma espécie de exame de admissão da própria universidade ^ ^' Enfim estava engada xD
Mas mesmo assim, os exames nacionais aplicados até aos alunos que não vão para a universidade são uteis, no fundo é para se verificar se aprenderam realmente alguma coisa (mesmo que seja o mínimo que estes exigem), para mais agora com a irradicação dos chumbos aqui em Portugal é impensável (espero que a ministra também pense assim) serem retirados neste nosso país...
Caramba... é tanto dinheiro que até assusta... O que andas a estudar já agora?

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Escola   Seg 02 Ago 2010, 17:41

Para mim o mais ridiculo desta situação toda (tirando obviamente o acabarem com os chumbos) é os estudantes poderem ir apra os cursos tecnico-profissionais, aos quais eu nao tenho nada contra, que por sinal são cursos bastante mais acessiveis que o ensino regular e depois podem-se candidatar à faculdade com médias altissímas ! (têm que fazer os exames nacionais tal como nós, mas ja vao com uma media muito superior) .. Ou seja nós andamos a quase a queimar as pestanas durante 3 anos para termos uma boa média para o pessoal ir para cursos profissionais que podem eventualmente ficar a trabalhar no estágio que fazem ou podem entrar para a faculdade com média muito altas. Para não dizer que com os exames facilitados qualquer um entra na faculdade, pode nunca mais sair de lá, mas que entram, entram de certeza. Mesmo que não entrem no que querem entram em Antropologia ou Sociologia onde a média é 10 :S

Enfim, este ensino vai de mal a pior, então agora que os professores são avaliados pelo numero de alunos que chumbam, vai ser de partir o coco a rir. Será que os ministros da educação são escolhidos por papelinhos ?!

Desculpem a revolta e o meu pseudo-testamento Very Happy
Diogen
Eu rio-me face ao perigo
Eu rio-me face ao perigo

Masculino

MensagemAssunto: Re: Escola   Seg 02 Ago 2010, 17:57

Phebus escreveu:
O que andas a estudar já agora?
Faculdade Engenharia Universidade do Porto

Os exames nacionais já foram algo que colocavam os alunos em situação de igualdade. Agora o nível de facilidade dos exames é tão grande que basicamente todos sabem fazer e bem. Cada vez há mais 20 o que é algo rídiculo, visto que o 20 devia ser para os magnificos alunos, quase os sobredotados. Não o aluno regular.

Helena escreveu:
é os estudantes poderem ir apra os cursos tecnico-profissionais, aos quais eu nao tenho nada contra, que por sinal são cursos bastante mais acessiveis que o ensino regular e depois podem-se candidatar à faculdade com médias altissímas
Não vejo qualquer problema nisso, aliás alguns cursos superiores são pensados nessas pessoas que seguem os cursos tecnico-profissionais, estou a lembrar do curso de desporto (faculdade de desporto), curso de informática (vários cursos de informática que existem na universidade). Os alunos que frequentam esses cursos normalmente seguem uma área superior relativa a esse curso, estão no direito como os alunos do ensino geral e eu por acaso acho bem que a maior parte o faça.
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Escola   Seg 02 Ago 2010, 18:04

Estão no direito como é óbvio, mas eu não concordo que a maior parte o faça. Por que é que hão-de ser "especiais" em relação aos outros? Se eu andei num ensino regular e quiser ir (que não é o caso) para engenharia informática tou em desvantagem para com eles e com hipóteses de não entrar porque têm médias melhores. Eu não estou a dizer que não concordo com a existência desses cursos, porque nem toda a gente nasceu para estudar e acho que todos devemos ter as mesmo oportunidades de ter o 12º ano. Contudo se eles enverdarem por esse caminho acho que deveriam além dos exames nacionais fazer uma outra prova de acesso, ou então como tu disseste, terem uma espécie de curso pensado exclusivamente para eles.
Pureblooded
Administrador
Administrador

Feminino
Personagem favorita : Simba

MensagemAssunto: Re: Escola   Seg 02 Ago 2010, 18:13

Sim, é verdade isso. As pessoas que conheço que andam ou andaram em cursos tecnico-profissionais dizem que aquilo é muito mais prático, começas logo a ter contacto com o que vais trabalhar, dentro da área que escolhes, enquanto nós no secundário levamos muito mais com matérias teoricas do que fazemos actividades práticas.

E bom, se dá benefícios quando à media para entrar na faculdade, então melhor para eles... É uma opção deles. Eu oiço dizer que é mais fácil, realmente, mas as pessoas que andam no secundário normal só não mudam porque não querem, não é verdade?
Mas também é certo que as escolas influenciam muito na nossa media final. Na minha zona havia uma "meia rivalidade" entre escolas, em que as medias dos outros eram muito mais elevadas, e os testes de inglês baseavam-se em palavrinhas cruzadas e sopinhas de letras, e depois os alunos tinham notas excelentes, mas sabiam falar inglês? Sim sim... Diziam sempre que eles tinham melhores notas nas aulas, mas que nós, da minha escola (na verdade era um colégio) iamos melhor perparados para os exames. Bom, acabou por ir tudo dar à mesma no que toca a exames, e os outros sempre tiveram uma media muito melhor, sendo que tiveram de certeza mais oportunidades para a faculdade. É nessa altura, a de entrar na faculdade, que uma pessoa pensa "quero la saber se ia melhor ou não preparado para os exames, o que sei é que agora não consigo entrar numa faculdade!". Bom, foi o que aconteceu no meu caso.
Com esta conversa toda só queria dar um exemplo de como as escolas e os nossos professores têm influência nas nossas notas. E depois há aquelas coisas de o professor ser muito exigente e dar notas não muito boas, mas sais de la a aprender de certeza alguma coisa. Foi o que aconteceu no meu caso a inglês.. Aprendi muita coisa com o meu professor e saí com uma media de porcaria à disciplina de 15 ou 16. Enquanto aqueles "burros" que nem sabem dizer "My Name is..." como deve ser tinha 16 e 17 nos testes. Eu achava impressionante, era uma tremenda injustiça que ainda hoje me está aqui presa na garganta. Lembro-me de olhar para os testezinhos à primária e ver que essas pessoas que eu sabia que não sabiam nada de ingles (alguns ate mudaram da minha escola para essa tal, portanto eu sabia mesmo que eles tinham 7 e 8 nos testes) a terem notas maiores que eu, que me desenrascava bem. Opah, a sério, isso é tão desmoralizante... :/

Desculpem lá este momento de desabafo, mas lembrei-me e acabei por escrever estes pormenores todos... Bolas. Que desconcertante que é.

Spoiler:

http://supersaiyanana.deviantart.com
Diogen
Eu rio-me face ao perigo
Eu rio-me face ao perigo

Masculino

MensagemAssunto: Re: Escola   Seg 02 Ago 2010, 18:17

Helena eu não estou a ver qual é o problema. Tu queres que eles não vão para o ensino superior. Sabes que o ensino geral tem 5 áreas(acho que são apenas 4 agora, mas quando fui para o 10º ano eram 5). Elas estão subdividas em varios cursos muito abragentes e basicamente dão-te um pouco da noçao de tudo,as bases que vais precisar nos cursos universitarios que podes prosseguir por ai.

Os cursos tecnicos sao direcionados a alunos que já sabem o que querem fazer na vida, estão num curso de informatica vão para algo de informatica, claro que saem muito mais bem preparados que tu quando forem frequentar um curso de informatica na faculdade, mas isso é porque tu na altura de ir para o 10º ano não sabias o que querias ser (podias ter uma noçao) entao optaste por um curso geral. As pessoas do tecnico saem com uma profissao no final do 12º, mas estão livres de irem para a universidade aumentar as suas habilitações no que gostam.

Na minha parte acho que está bem e nao mudava nada, eles vão ter uma média melhor que tu? provavelmente visto que não vao ter disciplinas que nao interessam para o curso a baixar-lhes a média. Mas sé é injusto, eu pelo menos nao o acho.

EDIT:
Pureblooded escreveu:
Com esta conversa toda só queria dar um exemplo de como as escolas e os nossos professores têm influência nas nossas notas. E depois há aquelas coisas de o professor ser muito exigente e dar notas não muito boas, mas sais de la a aprender de certeza alguma coisa. Foi o que aconteceu no meu caso a inglês.. Aprendi muita coisa com o meu professor e saí com uma media de porcaria à disciplina de 15 ou 16. Enquanto aqueles "burros" que nem sabem dizer "My Name is..." como deve ser tinha 16 e 17 nos testes. Eu achava impressionante, era uma tremenda injustiça que ainda hoje me está aqui presa na garganta. Lembro-me de olhar para os testezinhos à primária e ver que essas pessoas que eu sabia que não sabiam nada de ingles (alguns ate mudaram da minha escola para essa tal, portanto eu sabia mesmo que eles tinham 7 e 8 nos testes) a terem notas maiores que eu, que me desenrascava bem. Opah, a sério, isso é tão desmoralizante... :/
Mas isso há em todo o lado, vários professores que dão grandes notas e outros professores muito exigentes. Mas enquanto tu te sentias injustiçada a inglês, outros sentiam que estavas a ser beneficiada a matematica (apenas um exemplo), para ser muito bom aluno há que estudar. E hás-de ver pessoas que sabem menos/ menor qualificadas que tu a irem para sitios que não os deviam frequentar. Se é justo? Não mas é o mundo que vivemos.
Eu próprio tenho um caso de uma amiga do secundário que queria ir para medicina, nao entrou pos-se numa escola privada para subir a media, o que subiu muito em 2 anos, foi para medicina e está lá há 3 anos e a maioria das cadeiras ainda é do 1º ano. Não é só querer que as coisas acontecem, há que ter muita força de vontade e trabalhar muito. E culpar isto ou aquilo nunca nos vai levar a lado nenhum, apenas nos vai fazer uns frustados.

Última edição por Diogen em Seg 02 Ago 2010, 18:24, editado 1 vez(es)
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Escola   Seg 02 Ago 2010, 18:22

Diogen, são opiniões, não merece a pena estarmos aqui a "discutir" por nunca iremos chegar a conclusão nenhuma =)

[quote="Pureblooded"] É nessa altura, a de entrar na faculdade, que uma pessoa pensa "quero la saber se ia melhor ou não preparado para os exames, o que sei é que agora não consigo entrar numa faculdade!". [quote]

Isso também acontece aqui na minha zona e sim eu senti-me como tu e ainda por cima todos os meus amigos do básico foram para a escola "mais fácil" (por assim dizer) e eu lixem-me à grande e à francesa que tive de andar a estudar (pouco mas tive) e eles parecia que estavam de férias!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Escola   

Escola

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 

Tópicos similares

+
Página 4 de 38Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 21 ... 38  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Disney Portugal :: Non-Disney :: Conversas variadas-
Ir para: