Disney Portugal
Disney Portugal
Disney Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

Compartilhe | 
 

 Racismo/ Xenofobia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Diogen
Diogen
Eu rio-me face ao perigo
Eu rio-me face ao perigo


Masculino
Mensagens : 894
Idade : 33
No fórum desde : 31/05/2010

Racismo/ Xenofobia Empty
MensagemAssunto: Racismo/ Xenofobia   Racismo/ Xenofobia Icon_minitimeQui 23 Set 2010, 11:41

Racismo é o termo utilizado para designar a crença que algumas raças são superiores às outras, já xenofobia é utilizado pelo preconceito que certas pessoas nutrem por determinadas raças/ crenças.

Encontramo-nos numa altura que o Presidente francês decidiu expulsar em massa todos os ciganos em situação ilegal no país e que um estudo português revela que 80% dos portugueses tem actitudes racistas para com os ciganos e que também não somos muito fãs dos chineses que residem em portugal.
Nos estados unidos os mulçumanos são ridiularizados e postos de parte da sociedade e são revistados minuciosamente em todos os aeroportos e olhados sempre com desconfiança.
Nos tribunais mundiais as pessoas negras tem uma maior probabilidade de serem considerados culpados que uma pessoa branca.

Racismo e Xenofobia tornam-se novamente palavras para debater em países que garantem a igualdade de todos os cidadãos.


Acham que os ciganos ao longo dos anos que se ligaram ao roubo e há mendigice merecem toda esta desconfiança e racismo por parte dos portugueses e não só?
Pensam que os negocios chineses por serem uma das muitas causas da econima local abrir falência faz com que os portugueses não gostem da sua raça?
Ir para o topo Ir para baixo
Zanon
Zanon
Nala Lover
Nala Lover


Masculino
Mensagens : 2316
Idade : 34
Localização : Torquay, UK
Personagem favorita : Nala / Kovu
No fórum desde : 16/05/2010

Racismo/ Xenofobia Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo/ Xenofobia   Racismo/ Xenofobia Icon_minitimeQui 23 Set 2010, 12:11

Hmmm... é um tema delicado...

Bom, é assim.
O que o Sarcozy fez foi, basicamente, expulsar os emigrantes de leste (e notem: emigrantes de leste, alguns com origem cigana obvio) para os seus países. Mas apenas aqueles que estavam ilegais (ou seja, nao tinham documentos, nao tinham atestados, nada). O mundo ficou chocado! Eu não. Pessoalmente, acho que ele teve (como se diz) "guts" para tomar uma decisão certa. Porquê? Se são ilegais, não estao a fazer nada no país, portanto são obviamente deportados, até arranjarem legalidade para se mudarem. E acho muito bem. Devia de se fazer o mesmo aqui em Portugal (falo de portugal porque é onde vivo, visto que não sei como é a situação noutros países). Há muito estrangeiro ilegal a trabalhar, a ocupar cargos que podiam ser dados a cidadãos legais desempregados. Se são ciganos ou não, tanto faz. Sendo ilegais, não têm direito a estar em solo estrangeiro. E se houver portugueses na mesma situação noutros países, aceita-se muito bem que façam o mesmo.

Quanto aos "chineses"... epah não tenho grande problema com eles, até tenho vizinhos chineses, portanto... a unica coisa que acho estranha é que, quando a familia deles chegou, os animais que aqui andavam desapareceram quase todos (alguns gatos, a minha gata inclusivé, uns caezitos, etc). De resto... São gente simpática e trabalhadora. Se sabem fazer negócios, que culpa têm eles? A unica coisa àqual sou contra é a isenção de impostos durante 5 anos para um estabelecimento. Ou seja:
- chegam, abrem uma loja. Durante 5 anos vendem e tal, nao pagam impostos... depois de 5 anos fecham o estabelecimento...
- depois de fecharem o 1º, abrem outro estabelecimento, são mais 5 anos isentos de impostos... Isso não ajuda os Portugueses de maneira nenhuma a manterem-se fortes no mercado... mas pronto, é o nosso país, se estamos mal, a culpa é dos governantes ... (cof e do povo que votou neles).

Quanto à "coloração" da pele... sinceramente, nesse sentido já sou um pouco mais racista... e sou porque já vi, e até vivo perto de uma zona "tipo bairro social" (aka Casal de Cambra, perto da Pontinha) que sinceramente vai de mal a pior. Passou de bairro a ghetto. Aquilo é uma nojice, há tiroteios quase todas as semanas... e o pessoal que lá vive que anda nas escolas só causam disturbios... Ok nem toda a gente da raça X é igual... mas pelo pecador pagam os santos.
Ir para o topo Ir para baixo
Diogen
Diogen
Eu rio-me face ao perigo
Eu rio-me face ao perigo


Masculino
Mensagens : 894
Idade : 33
No fórum desde : 31/05/2010

Racismo/ Xenofobia Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo/ Xenofobia   Racismo/ Xenofobia Icon_minitimeQui 23 Set 2010, 12:59

Zanon escreveu:
Bom, é assim.
O que o Sarcozy fez foi, basicamente, expulsar os emigrantes de leste (e notem: emigrantes de leste, alguns com origem cigana obvio) para os seus países. Mas apenas aqueles que estavam ilegais (ou seja, nao tinham documentos, nao tinham atestados, nada). O mundo ficou chocado! Eu não. Pessoalmente, acho que ele teve (como se diz) "guts" para tomar uma decisão certa. Porquê? Se são ilegais, não estao a fazer nada no país, portanto são obviamente deportados, até arranjarem legalidade para se mudarem. E acho muito bem. Devia de se fazer o mesmo aqui em Portugal (falo de portugal porque é onde vivo, visto que não sei como é a situação noutros países). Há muito estrangeiro ilegal a trabalhar, a ocupar cargos que podiam ser dados a cidadãos legais desempregados. Se são ciganos ou não, tanto faz. Sendo ilegais, não têm direito a estar em solo estrangeiro. E se houver portugueses na mesma situação noutros países, aceita-se muito bem que façam o mesmo.
O mundo não ficou chocado Zanon, a união europeia sim e as coisas infelizemente não são tão preto no branco como tu mostras.
O facto é que a maioria dos "emigrantes de leste" como o disseste são praticamente todos ciganos e ainda por cima são praticamente todos oriundos da da Roménia, país que actualmente pertence à União Europeia mas não pertence ao espaço Shegen (para quem não sabe é este o espaço que permite a que pessoas e mercadorias circulem livremente pelos paises aderentes sem ser necessário passaportes e barreiras). E a França uma das fundadoras da UE e desse espaço opoem-se veemente a entrada da Roménia no espaço Shegen.

Além de que a política da união europeia foi de nunca expulsar massivamente raças especificas em situação ilegal. Isso está a acontecer com os ciganos. Visto haver uma caça enorme a estes em situação ilegal, por isso é que a comunidade europeia está chocada à perseguição de não todos os imigrantes ilegais mas sim de uma classe especifica.
Não quer dizer que os outros imigrantes não sejam postos foras da frança, mas não ves africanos, americanos ou chineses ilegais no pais (e há muitos) a serem repartiados de uma forma tão massiva como os ciganos. Ainda por cima vindo eles de um país oriundo da própria união europeia.

Zanon escreveu:
Devia de se fazer o mesmo aqui em Portugal (falo de portugal porque é onde vivo, visto que não sei como é a situação noutros países). Há muito estrangeiro ilegal a trabalhar, a ocupar cargos que podiam ser dados a cidadãos legais desempregados.
Falando agora disto em especifico

Quanto a cidadãos ilegais estarem a trabalhar no país é curioso mas estes são completamente explorados e mesmo assim continuam aqui a trabalhar por dinheiro que nem o ordenado minimo chega. Ou seja, o país de onde vêm a vida deve ser mesmo má para estarem aqui a serem completamente explorados. E normalmente ocupam trabalhos que os portugueses não querem (homens do lixo, contrução civil etc..). Portanto estás a discriminar pessoas que tiveram a infelicidade de nascer num país onde se passa fome e a miséria é o dia-a-dia. Eles apenas se aventuram para poderem dar uma vida melhor a si próprios e às suas familias. E quem é que os pode julgar? Eu faria o mesmo tal como toda a gente.
Não estou a dizer que sou a favor de existirem cidadaos ilegais em portugal estou simplesmente a dizer que o lado deles não é bonito e não são eles a causa da economia estar como esta ou de eles "roubarem" trabalhos a cidadaos nacionais.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Racismo/ Xenofobia Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo/ Xenofobia   Racismo/ Xenofobia Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Racismo/ Xenofobia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Disney Portugal :: Non-Disney :: Conversas variadas-
Ir para: