Disney Portugal
Disney Portugal
Disney Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

Compartilhe | 
 

 Acordo Ortográfico!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Concordas ou não?
Sim.
Acordo Ortográfico! Voting104%Acordo Ortográfico! Vote_rcap
 4% [ 1 ]
Não.
Acordo Ortográfico! Voting1073%Acordo Ortográfico! Vote_rcap
 73% [ 19 ]
Talvez.
Acordo Ortográfico! Voting1015%Acordo Ortográfico! Vote_rcap
 15% [ 4 ]
Para mim tanto faz.
Acordo Ortográfico! Voting108%Acordo Ortográfico! Vote_rcap
 8% [ 2 ]
Total de votos : 26
 

AutorMensagem
Kate
Kate
De zero a herói!
De zero a herói!


Feminino
Mensagens : 1621
Idade : 24
Localização : Lisboa
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Mulan e Bela
No fórum desde : 25/07/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeSeg 10 Jan 2011, 10:18

O acordo ortográfico entrou em vigor dia 1.
Queria saber se concordam ou não. É só votar e dizer o que acham! Wink

Eu não concordo! Estamos a mudar o português para brasileiro! Eu vou continuar a escrever como antes. Rolling Eyes

Exemplos de palavras mudadas:

Antes Agora

-Actor - Ator
-Facto -Fato
-Correcto -Correto
-Directamente -Diretamente
(...)

Ir para o topo Ir para baixo
PrincessMarie
PrincessMarie
Um terror frio e cru
Um terror frio e cru


Feminino
Mensagens : 1833
Idade : 28
Localização : DreamsLand
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Jasmine
No fórum desde : 16/05/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeSeg 10 Jan 2011, 10:26

Eu também sou da mesma opinião que tu Kati!!^^
Opá, simplesmente não entra!! Porque é que temos de ser nós a mudar, se a língua mãe é a do nosso país? Os brasileiros é que adaptaram o português tirando os "c" e os "p"! Não tenho nada contra isso, mas se quiserem tornar a escrita igual, que mudem eles!! Acordo Ortográfico! 288506

Eu peço desculpa aos brasileiros, não tenho nada contra eles! Até pelo contrário! Very Happy
Mas a meu ver as coisas deviam ser assim... Porque é que não são eles que adicionam os "c" e os "p"? Nós somos a língua mãe!!

O meu pai diz que é para inovar, mas eu simplesmente não concordo! Desculpem, mas não... Sempre aprendi assim e continuo sempre a escrever como aprendi! Aliás, nem a minha professora de português liga ao Acordo Ortográfico!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://sweetsugar20.blogspot.com/
Backy
Backy
É preciso acreditar
É preciso acreditar


Feminino
Mensagens : 217
Idade : 30
Localização : Porto
No fórum desde : 06/12/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeSeg 10 Jan 2011, 10:31

eu nao concordo!
e acho que vai demorar para as pessoas se adaptarem D:
Ir para o topo Ir para baixo
Zanon
Zanon
Nala Lover
Nala Lover


Masculino
Mensagens : 2316
Idade : 33
Localização : Torquay, UK
Personagem favorita : Nala / Kovu
No fórum desde : 16/05/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeSeg 10 Jan 2011, 10:54

Eu sou totalmente contra.
Não acho justo termos que "Desaprender" (sim, isto é uma palavra) só para ajudar estrangeiros preguiçosos a adaptarem-se.

Quem sai do seu país sabe para o que vai, e sabe que vai ter que lutar para se inserir como deve ser (ou pelo menos minimamente) na Sociedade nova que vai integrar.

Para já, a começar nos nomes "Baptista" (por exemplo), é uma falta de respeito para com os "antepassados" com o mesmo nome, "matar" uma letra, só porque "fica bem".
E depois...
"úmidade"? o.O
"fator" (de "factor")
Mas que raio é isto?

Enfim, acho que isto foi só uma maneira que os políticos encontraram para reduzir os erros ortográficos que os alunos dão...
Ir para o topo Ir para baixo
Kate
Kate
De zero a herói!
De zero a herói!


Feminino
Mensagens : 1621
Idade : 24
Localização : Lisboa
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Mulan e Bela
No fórum desde : 25/07/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeSeg 10 Jan 2011, 11:44

PrincessMarie escreveu:
(...) Aliás, nem a minha professora de português liga ao Acordo Ortográfico!!

Nem a minha!
Este é o país que estamos Acordo Ortográfico! 37733 ...


No facebook já há alguns grupos:

https://www.facebook.com/pages/Sou-Portugues-nao-concordo-com-o-novo-acordo-ortografico/220942242332?ref=ts&v=info
https://www.facebook.com/naoconcordamoscomonovoacordoortografico?ref=ts&v=wall

Como é obvio, não vamos conseguir mas vale a pena tentar! Acordo Ortográfico! 40224

Odeio a inovação da palavra facto para fato!

---

Eu sei que isto não pertence aqui, mas... Gostam da ideia de estar "mudasti" no dicionário?
Ir para o topo Ir para baixo
Hanabi
Hanabi
Finalmente vejo a luz!
Finalmente vejo a luz!


Feminino
Mensagens : 3268
Idade : 30
Localização : ~Debaixo do teu nariz.
No fórum desde : 11/06/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeSeg 10 Jan 2011, 12:13

Eu concordo em parte. A língua avança com a mudança constante - já ninguém diz plaga porque a palavra avançou para praga. Apesar dos nos fazer impressão porque estamos habituados, para quem está a aprender faz todo o sentido.. Já em pequena, quando estava a aprender a escrever, perguntei-me muitas vezes porque utilizamos letras que não dizemos.

Claro que há palavras que foram mal 'corrigidas', como a palavra facto. Nós dizemos o 'c'! Assim como em excecional, que perdeu o 'p'! E os meses passarem a ser com minúscula também não me faz sentido. Só há um Janeiro, devia ser o que antes se chamava um nome próprio :\

No entanto faz-me todo o sentido passar de coleccionador para colecionador, de adoptar para adotar.
Ir para o topo Ir para baixo
:Mariana:
:Mariana:
Um terror frio e cru
Um terror frio e cru


Feminino
Mensagens : 1710
Idade : 26
Emprego : Estudante
No fórum desde : 30/07/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeSeg 10 Jan 2011, 12:53

Úmidade?!
Meses com minusculas?!

OMG, onde este país nos anda a levar. Razz A minha professora de português ainda não nos falou em nada, mas hei-de lhe perguntar amanhã.

É assim, é normal que a nossa língua tenha que inovar, mas acho que uma pessoa devia escrever como quisesse (ideia completamente estúpida, mas enfim xD).
Vamos ter que nos estar a habituar, porque vai ser assim o resto da nossa vida fora. Não me agrada nada.

A vida continua, temos que nos habituar de alguma maneira. Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
http://bef0resunrise.tumblr.com/
mulan_4ever
mulan_4ever
Um terror frio e cru
Um terror frio e cru


Feminino
Mensagens : 1749
Idade : 31
Localização : barreiro-distrito de setúbal
Emprego : estudante
Personagem favorita : Mulan e Simba
No fórum desde : 10/06/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeSeg 10 Jan 2011, 14:31

é claro que não concordo, que acordo mais estúpido. vamos passar a escrever como os brasileiros, quando nós é que somos a lingua mãe? pelo amor de deus, que ridiculo. o que mais me irrita é que agora as crianças vão passar todas a escrever com o novo acordo e eu vou sempre pensar que elas estão a escrever mal.eu não quero saber, vou continuar a escrever como fui ensinada e não vou mudar de certeza absoluta >_<

onde eu vou sentir mais raiva é a confusão com fato(de vestuário) e fato(de facto). fica horrível ~~
Ir para o topo Ir para baixo
Jato
Jato
Finalmente vejo a luz!
Finalmente vejo a luz!


Masculino
Mensagens : 3016
Idade : 28
Localização : "Lar é onde o fofo descansa"
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Flynn, Jim Hawkins, Hades, Charlotte...
No fórum desde : 16/05/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeSeg 10 Jan 2011, 14:47

Facto manteve-se Facto!

So os "c" e "p", etc... que nao se leem é que sairam...

Bem, eu nao concordo, em parte... Por um lado é bom pois a lingua esta a evoluir, estao a tirara letras desnecessárias, etc.. Mas, por outro lado, eu acho que é uma estupidez.. Se fizeram isto para tornar a lingua portuguesa mais facil, entao enganam-se.

Esta a ficar mais dificil!
E pensar que a partir do proximo ano lectivo ja conta como erro (felizmente este ano nao Rolling Eyes )

Ir para o topo Ir para baixo
http://ptdisney.blogspot.com/
Mary Flanders
Mary Flanders
É preciso acreditar
É preciso acreditar


Feminino
Mensagens : 158
Idade : 31
No fórum desde : 07/06/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeSeg 10 Jan 2011, 16:05

Zanon escreveu:
Eu sou totalmente contra.
Não acho justo termos que "Desaprender" (sim, isto é uma palavra) só para ajudar estrangeiros preguiçosos a adaptarem-se. (...)

É ridículo, não é?
Como muita gente, também não estou contente com esta mudança, acho-a, muito sinceramente, estúpida e sem nexo. Odeio quando já vejo, em alguns jornais, este novo acordo ortográfica. Ah, e inicialmente, sempre pensei que iam ser só (e já é muito) a "suspensão" das consoantes mudas, mas não.

Como escrever em bom português dentro de seis anos?

Introdução de novas letras (k, w e y);

Eliminação das maiúsculas (engloba os meses como a Hanabi referiu, assim como nomes de disciplinas, ruas, avenidas, praças, etc.);

Supressão de consoantes mudas

Supressão de acentos;

Supressão de hífenes.

E depois dizem-nos que vão dar 6 anos para nos habituar, uau -.-
Ir para o topo Ir para baixo
http://paramorecommunitypt.forumeiros.com/
Pii
Pii
Eu consigo, eu estou aqui
Eu consigo, eu estou aqui


Feminino
Mensagens : 2328
Idade : 30
Localização : Margem Sul
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Capitão Amélia
No fórum desde : 23/05/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeSeg 10 Jan 2011, 16:41

Eu concordo em parte. Mas o "H" pelo que entendi não salta. Continuamos a usar os "H" porque é algo mesmo muito português. Como o Jato disse em "facto" lê-se o "c" portanto não salta, só saltam as consoantes mudas.

Eu cá sou da opinião que a língua evolui. No entanto, acho que dão pouco tempo para as pessoas se habituarem. Existem coisas que não gosto de ver. Mas acho que é devido ao hábito. Antigamente 'matava-me' se visse "verão" escrito sem letra maiúscula e agora já utilizo. Penso que vai entrando lentamente no sistema.

E no ano que vem não conta como erro. Vão tentar implementar nas escolas. Ou seja, os professores vão ser obrigados a escrever com o novo acordo ortográfico de modo a que entre nos alunos lentamente.
Ir para o topo Ir para baixo
Pureblooded
Pureblooded
Administrador
Administrador


Feminino
Mensagens : 3496
Idade : 32
Localização : Lisboa
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Simba
No fórum desde : 17/05/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeSeg 10 Jan 2011, 17:03

Eu estou totalmente em desacordo com isto.

Mas penso que a questão não seja nós estarmos a chegar ao ponto de escrevermos como os brasileiros. Sim, é verdade que o nosso português é a língua mãe, mas a verdade é que os brasileiros adoptaram logo o sistema de escrita sem consoantes mudas e entre outros. Ou seja, nós não nos vamos estar a adaptar a eles, simplesmente a uma escrita que eles já usam há mais tempo.

É claro que se me perguntarem eu não acho essa escrita mais fácil. Muito pelo contrário. Mas tenho a certeza que, daqui a 30 anos, os miúdos vão olhar para nós e pensar "mas porque raio é que isto se escrevia assim? Não tem sentido." E se pensarmos bem é verdade, por que escrever letras que nem se lêem? Para nós é estranho, visto que durante toda a nossa vida escrevemos como escrevemos agora, mas é tudo uma questão de hábito.

Mas calma, também não vamos escrever à brasileiro, coisas do género: "olha, hoje vamos comer um 'estrogonoff'?" ou "vamos perder o ônibus!" ou "o teu celular está a tocar", nem "os menino estão a tocar!"
Não vamos escrever "seqüência" ou "freqüência", nem "acento tônico", nem vamos ler a "crônica", penso eu. Isso é escrita realmente à brasileiro, que eu acho de tal forma incorrecta e incoerente que deveria ser proibida. Vá, proibida não, mas agora escreverem estas coisas em todo o lado, formal ou informalmente, é que não. Isso sim, irrita-me, isto é estragar a nossa língua.

Acho imensamente estúpida a eliminação de maiúsculas. Possivelmente, de tudo isso, é o que mais me irrita, por muito que me enjoe a supressão de consoantes mudas. Escrever a nossa morada tudo em letras minusculas? Mas que raio!

Mas enfim, eu estou só a tentar ver o lado positivo da coisa.
Estamos em constante evolução , portanto isto tinha de acontecer, como já aconteceu há anos atrás, como por exemplo o "v" ler-se como "u". Provavelmente na altura eles também não gostaram...

Mas é algo com que eu estou completamente contra, nunca apoiaria uma decisão destas, por mais que eu quisesse ver um mundo mais unido pela sua língua. Preferia ser diferente de todos e escrever como outrora era correctamente.
Agora uma pessoa lê uma revista e está sempre a encontrar aqueles "erros certos". Irrita-me.
Ir para o topo Ir para baixo
http://supersaiyanana.deviantart.com
Diogen
Diogen
Eu rio-me face ao perigo
Eu rio-me face ao perigo


Masculino
Mensagens : 894
Idade : 33
No fórum desde : 31/05/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeSeg 10 Jan 2011, 22:14

Eu também claro que sou contra.

E a coisa que sou mais contra é as mudanças para unificar a lingua portuguesa dos países lusófonos. Porque estamos a tentar uniformizar línguas com aspectos muito diferentes.
A língua brasileira é mais pelo facilitismo, não digo isto de uma má maneira, digo apenas porque eles tentam ao máximo escreverem como as palavras soam e "aportuguesaram" várias palavras do americano.
Em portugal ainda somos uma língua romântica, todas as linguas perto de nós derivam do latim e isso vai influenciando a nossa maneira de escrever.

Portanto acho que tentar unificar linguas de dois paises tão distantes um do outro é algo sem sentido algum, o tempo o ambiente envolvente vão fazer que ambas as línguas evoluam novamente em sentidos opostos (é de notar que ambos já escrevemos da mesma maneira quando colonizamos o brasil, no entanto agora as diferenças são mais que óbvias).


E finalmente sou contra também devido às imensas mudanças que querem fazer ao mesmo tempo. É algo completamente sem noção quererem mudar 1,2% da língua portuguesa ao mesmo tempo. Isso faz com que haja várias gerações confusas a não saber escrever correctamente (basicamente apenas aqueles que vão entrar para a primária serão a geração que saberá escrever "bem"), portanto durante muitos muitos anos vão haver duas maneiras de escrever que as pessoas irão considerar correctas.
A evolução da língua deve acontecer mas não de um dia para o outro, pois nenhuma evolução se faz de um dia para outro leva muitos e muitos anos.

Mas o mais problemático disto tudo é a falta de informação destas alterações, já vi nos telejornais explicações muito rápidas e pouco precisas. Acho que se a língua vai mudar tanto falta formações, panfletos explicativos, programas dedicados ao assunto. Alguma coisa para explicar à maior parte da população que a língua vai mudar e ainda bastante




Ir para o topo Ir para baixo
Maneleeo
Maneleeo
Aonde? Aonde...
Aonde? Aonde...


Masculino
Mensagens : 518
Idade : 27
Localização : Portugal
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Rex, o dinossauro
No fórum desde : 13/08/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeTer 11 Jan 2011, 10:26

Para mim tanto faz.
Não sei se se lembram mas não existe a língua brasileira. E não somos só nós quem vai mudar (Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor-leste, Guiné-Bissau).
Ir para o topo Ir para baixo
Zanon
Zanon
Nala Lover
Nala Lover


Masculino
Mensagens : 2316
Idade : 33
Localização : Torquay, UK
Personagem favorita : Nala / Kovu
No fórum desde : 16/05/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeTer 11 Jan 2011, 10:57

Não.

Só nós é que vamos mudar.
Os PALOP e os Brasileiros não escrevem correctamente, e as alterações em maioria (esmagadora maioria) serão feitas no Português de Portugal.
Os paises africanos não sofrem nada com isso, lá falam os Dialectos deles, e cá também falam mas pronto.

Mais uma vez reforço:
Isto é o "facilitismo" no seu pior. Em vez de ajudarem os estrangeiros a perceberem, nós é que temos que ficar mais burros para percebermos os outros e para eles se adaptarem /(=_ô)
Ir para o topo Ir para baixo
Jato
Jato
Finalmente vejo a luz!
Finalmente vejo a luz!


Masculino
Mensagens : 3016
Idade : 28
Localização : "Lar é onde o fofo descansa"
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Flynn, Jim Hawkins, Hades, Charlotte...
No fórum desde : 16/05/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeTer 11 Jan 2011, 11:20

Pois Zanon, mas (infelizmente) sempre foi assim...

Os portuguese sao os "coitadinhos".. Podemos ter uma das linguas mais complicadas do mundo, mais faladas do mundo, mais bonitas no mundo, no entanto no que toca a inteligencia, nos é que somos burros.. Ainda por cima, em vez de defender mos a nossa lingua nao, ainda a modificamos mais e segui mos outras linguas deixando o portugues para tras..
Ir para o topo Ir para baixo
http://ptdisney.blogspot.com/
Zanon
Zanon
Nala Lover
Nala Lover


Masculino
Mensagens : 2316
Idade : 33
Localização : Torquay, UK
Personagem favorita : Nala / Kovu
No fórum desde : 16/05/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeTer 11 Jan 2011, 11:28

Não é por acaso que a Lingua Portuguesa é a segunda lingua mais dificil do Mundo, sendo a primeira o Chinês (Mandarim\Cantonês) =D
O problema é que os próprios Nativos a querem tornar uma lingua fraca...

Curiosidade Off-Topic:
Spoiler:
Ir para o topo Ir para baixo
Kate
Kate
De zero a herói!
De zero a herói!


Feminino
Mensagens : 1621
Idade : 24
Localização : Lisboa
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Mulan e Bela
No fórum desde : 25/07/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeTer 11 Jan 2011, 12:41

Eu acho uma coisa mal, é... Porque o google tradutor tem lá "Português - Portugal" e depois é "Português - Brasil", não compreendo! Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
TDDM
TDDM
Canto com as cores do vento
Canto com as cores do vento


Masculino
Mensagens : 1037
Idade : 31
Localização : Coimbra
Emprego : Estudante
No fórum desde : 17/05/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeTer 11 Jan 2011, 13:08

KatiBMT escreveu:
Eu acho uma coisa mal, é... Porque o google tradutor tem lá "Português - Portugal" e depois é "Português - Brasil", não compreendo! Evil or Very Mad
Acontece que o tão famoso "brasileiro", a que todos se referem, não existe. O termo correcto é Português do Brasil.

Acho que isto, acima de tudo, é mais um "acordo económico" do que outra coisa. Afinal poupa-se em traduções, legendagens e afins, basta importar do Brasil e as alterações são mínimas.

Para além de que é um assassínio completa da Língua Portuguesa. A meu ver, os "c" mudos, por exemplo, fazem toda a diferença na entoação da palavra, já que, no caso da palavra protecção, dizemos "protéção" e não "prúteção", como a falta do "c" mudo sugere.

E acho, também, que em termos estéticos "desembeleza" completamente o nosso português.
Ir para o topo Ir para baixo
http://ptdisney.blogspot.com/
Zanon
Zanon
Nala Lover
Nala Lover


Masculino
Mensagens : 2316
Idade : 33
Localização : Torquay, UK
Personagem favorita : Nala / Kovu
No fórum desde : 16/05/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeTer 11 Jan 2011, 13:13

Para mim:

- actuar;
- leccionar;
- baptizar;
- cacto (a planta)

4 de muitas palavras que nós temos que deviam de ficar na mesma.
Ir para o topo Ir para baixo
Diogen
Diogen
Eu rio-me face ao perigo
Eu rio-me face ao perigo


Masculino
Mensagens : 894
Idade : 33
No fórum desde : 31/05/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeTer 11 Jan 2011, 13:55

Zanon escreveu:
Não é por acaso que a Lingua Portuguesa é a segunda lingua mais dificil do Mundo, sendo a primeira o Chinês (Mandarim\Cantonês) =D
O problema é que os próprios Nativos a querem tornar uma lingua fraca...

Isso é a tua opinião, não há estudos oficiais que mostram a dificuldade das línguas. Há algumas mais fáceis de aprender e outras mais dificeis. Mas é díficil comparar uma língua analística como o chinês para uma lingua flexivel. São línguas que se assentam em principios diferentes de fala e logo a dificuldade está em primeiramente aprender um tipo de tipologia linguística diferentes.


TDDM escreveu:
Acho que isto, acima de tudo, é mais um "acordo económico" do que outra coisa. Afinal poupa-se em traduções, legendagens e afins, basta importar do Brasil e as alterações são mínimas.
Não podia concordar mais. No meio disto tudo, num país já de si com uma taxa de desemprego enormíssima, fazemos acordos para por-mos dezenas ou talvez centenas de tradutores na rua. As traduções brasileiras são muito mais económicas basta importar de lá e fazer as alterações minimais gramaticais, portanto os cursos de línguas que já estavam nas ruas da amargura vão ficar ainda mais.
Ir para o topo Ir para baixo
SweetPoison
SweetPoison
Canto com as cores do vento
Canto com as cores do vento


Feminino
Mensagens : 1093
Idade : 28
Localização : Portugal
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Jim Hawkins
No fórum desde : 16/05/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeQua 12 Jan 2011, 13:47

Sou totalmente do contra, embora tudo tenha que evoluir algum dia.
Um pergunta: Nas escola primárias já se ensina as crianças a ler e escrever de acordo com o acordo ortográfico?
Ir para o topo Ir para baixo
http://frenzyquotes.tumblr.com/
Hanabi
Hanabi
Finalmente vejo a luz!
Finalmente vejo a luz!


Feminino
Mensagens : 3268
Idade : 30
Localização : ~Debaixo do teu nariz.
No fórum desde : 11/06/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeQua 12 Jan 2011, 14:16

O meu irmão está no 4º ano e ainda não foi sequer apresentado ao novo acordo. Quanto às crianças que entraram este ano para o 1º, não te sei dizer :\ Provavelmente só as que entram no início do próximo ano lectivo é que vão ter essa oportunidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Maneleeo
Maneleeo
Aonde? Aonde...
Aonde? Aonde...


Masculino
Mensagens : 518
Idade : 27
Localização : Portugal
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Rex, o dinossauro
No fórum desde : 13/08/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeQui 13 Jan 2011, 06:50

O acordo ortográfico entrará em vigor nas escolas em Setembro de 2011.
Antes farmácias escrevia-se pharmácias.
Provavelmente ouve contestação mas a escrita também evolui.
Ir para o topo Ir para baixo
Zanon
Zanon
Nala Lover
Nala Lover


Masculino
Mensagens : 2316
Idade : 33
Localização : Torquay, UK
Personagem favorita : Nala / Kovu
No fórum desde : 16/05/2010

Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitimeSex 14 Jan 2011, 09:36

Diogen escreveu:
Zanon escreveu:
Não é por acaso que a Lingua Portuguesa é a segunda lingua mais dificil do Mundo, sendo a primeira o Chinês (Mandarim\Cantonês) =D
O problema é que os próprios Nativos a querem tornar uma lingua fraca...

Isso é a tua opinião, não há estudos oficiais que mostram a dificuldade das línguas. Há algumas mais fáceis de aprender e outras mais dificeis. Mas é díficil comparar uma língua analística como o chinês para uma lingua flexivel. São línguas que se assentam em principios diferentes de fala e logo a dificuldade está em primeiramente aprender um tipo de tipologia linguística diferentes.

Ouvi na Rádio que um estudo levado a cabo por um grupo de investigadores revelou que seriam:
1º Chinês e Derivados (devido ao numero de caracteres (números e letras) que possuem, 1945, sendo que cada um tem um significado quando "sozinho" e muda de significado dependendo de outro caracter que seja anexado a este)
2º Português e derivados (De notar que, para alem de PT-PT ainda há as derivações crioulas, e devido, também, ao número de "sons" que temos: Ch, Lh, Nh, Sh, Ç, SS, etc, que dificultam em grande parte a aprendizagem para os estrangeiros não nativos).
3º Russo (devido ao facto de que até os nomes próprios e verbos têm conjugação no feminino, além do vernáculo (ou seja, o conjunto de palavras daquela língua assim que encontrar na Wikipédia, posto aqui o que significa) ser extenso.

Atenção:
A língua inglesa tem um total de 11.000 palavras possíveis enquanto a língua portuguesa tem 33.000 verbos. As outras palavras possíveis passam tranquilamente as 100.000. Só de variações creoulas (o brasileiro é uma variação creoula. Em Cabo Verde tem 5) tem-se aproximadamente 40 idiomas enquanto o inglês não chega a ter 10.

Encontrei isto por piada Aqui.

Maneleeo:
Maneleeo escreveu:
Antes farmácias escrevia-se pharmácias.
Provavelmente ouve contestação mas a escrita também evolui.
Para isso do "pharmácia" há bastantes mitos.
Mas a verdade não foi por haver contestação, ou não gostar, no nosso país, mas sim no Brasil. (e já mostro uma página da Wikipédia para o comprovar)
Isto foi apenas para simplificar a lingua internamente (ou seja, apenas e só em Portugal), pois a taxa de analfabetismo era enorme em Portugal.

Tens aqui um artigo, se te interessar saber mais sobre isto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma_Ortogr%C3%A1fica_de_1911
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Acordo Ortográfico! Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Acordo Ortográfico!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Disney Portugal :: Non-Disney :: Conversas variadas-
Ir para: