Disney Portugal

InícioCalendárioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Acordo Ortográfico!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Concordas ou não?
Sim.
4%
 4% [ 1 ]
Não.
73%
 73% [ 19 ]
Talvez.
15%
 15% [ 4 ]
Para mim tanto faz.
8%
 8% [ 2 ]
Total dos votos : 26

AutorMensagem
Zanon

Nala Lover
Nala Lover

No fórum desde : 16/05/2010

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Seg 17 Jan 2011, 14:23

"vamos todos fazer um pato de sangue porque, de fato isto é uma estupidez"

soa bastante mal por acaso :S
Diogen
Eu rio-me face ao perigo
Eu rio-me face ao perigo

Masculino
No fórum desde : 31/05/2010

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Seg 17 Jan 2011, 15:21

Zanon escreveu:
"vamos todos fazer um pato de sangue porque
Não percebi.....
Pii
Eu consigo, eu estou aqui
Eu consigo, eu estou aqui

Feminino
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Capitão Amélia
No fórum desde : 23/05/2010

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Seg 17 Jan 2011, 16:11

É "pacto de sangue", Diogen. O Zanon estava a imaginar como seria se saltassem todos os "C", quer se lessem ou não, que se encontram atrás de consoantes.
Pureblooded
Administrador
Administrador

Feminino
Personagem favorita : Simba
No fórum desde : 17/05/2010

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Seg 17 Jan 2011, 16:30

Podem dizer que sou ignorante, mas realmente deparo-me com palavras que não faço ideia se continuam assim ou se são modificadas.
Por exemplo, estava a escrever agora um texto e apanhei palavras como "abstracto", "objectivo", "carácter", "perceptivo" ou "percepção", "directo".. Não faço a mínima como são agora. "Directo" suponho que seja "direto", visto que o C não se lê mesmo. Mas e as outras? Eu dou um leve toque na consoante. Vão sair também? Então mas fica PACTO e não FAcTO?
Mas afinal como é isto?
Eu não consigo arranjar uma regra, no meio disto tudo. Acho que li por aí que nenhum H ia sair. Não vai mesmo ou é só em metade das palavras? Húmida, hábil, habitação, harmonia... Ficam todas assim? Então e os brasileiros, eles escrevem umas sem H. Vão passar a escrever com H, para ser de acordo com o acordo?! Eu juro, não encontro mesmo uma explicação razoável disto, estou muito mal informada. A única solução é mesmo arranjar um dicionário e ver palavra por palavra... Mas mesmo assim nem sei.

-----------------------------------------------

Spoiler:

http://supersaiyanana.deviantart.com
iandra.
Eu vou... Eu vou...
Eu vou... Eu vou...

Feminino
Personagem favorita : Pascal, Charlotte, Kronk, Mégara
No fórum desde : 30/05/2010

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Seg 17 Jan 2011, 17:34

Hum... Não ligo muito para essa coisa de acordo ortográfico, pra mim tanto faz... Afinal, para nós não muda muita coisa.
Muda mais as regras de acentuação do tipo "idéia" e "jibóia" que agora é "ideia" e "jiboia", mas sem problemas. E as regras de hífen "microondas" vira "micro-ondas". Daí é um problema, porque é muito complicado...

Pureblooded escreveu:
Por exemplo, estava a escrever agora um texto e apanhei palavras como "abstracto", "objectivo", "carácter", "perceptivo" ou "percepção", "directo".. Não faço a mínima como são agora. "Directo" suponho que seja "direto", visto que o C não se lê mesmo. Mas e as outras? Eu dou um leve toque na consoante. Vão sair também? Então mas fica PACTO e não FAcTO?

Eu realmente não entendo essa parte, parece que está sendo complicado pra vocês...

Para nós "facto" se pronuncia "fato", "abstrato, objetivo, caráter, direto" também. Agora, em perceptivo, percepção e pacto o "c" é pronunciado, então acho que não vão mudar... Pelo menos eu vou continuar colocando o "c". "Pato" fica estranho...
Diogen
Eu rio-me face ao perigo
Eu rio-me face ao perigo

Masculino

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Seg 17 Jan 2011, 19:23

Não se pronuncia fato, nem pato como é óbvio. O acordo ortográfico não modifica inteiramente a nossa língua, as letras que a nossa língua utiliza continuarão iguais não sofrem alteração. Como por exemplo facto, pacto, recepção, secção. Todas as letras nestas palavras não pronunciadas logo estas palavras não sofrem qualquer tipo de alteração devido a que se fossem alteradas não se conseguiria distinguir a diferença entre algumas palavras oralmente apenas contextualizadas.

Resumindo toda e qualquer palavra que não tenha consoante muda actor, directo perdem todas a consoante devido a esta ser muda.

Quanto ao h, há algumas palavras que continuam a ter h devido à sua derivação. Hoje, hélice, homem, humor continuam com o h enquanto que por exemplo hervanário passa a ser ervanário.

Por exemplo pegando em algumas palavras de perda do h que tens dúvidas pureblooded harmonia, hábil continuam com o h, até no próprio brasileriro se escreve essas palavras com h.

Eu sei que isto é muito confuso, eu tenho que ir bastantes vezes ao dicionário ver como se escrever, mas lá está tudo uma questão de hábito (outra palavra que continua com o h)
mulan_4ever
Um terror frio e cru
Um terror frio e cru

Feminino
Emprego : estudante
Personagem favorita : Mulan e Simba
No fórum desde : 10/06/2010

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Ter 18 Jan 2011, 03:42

ah, é verdade, isso do H é extremamente irritante. pelo que sei, húmido passa a úmido. fica horrivel >_<
Pureblooded
Administrador
Administrador

Feminino

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Seg 16 Maio 2011, 17:04

Não sei se vou parecer um bocado ignorante com esta pergunta, mas é algo que me tem vindo a fazer alguma confusão.

Ora, nós tivemos de nos habituar a um vocabulário novo, várias palavras mudaram, acentuação, várias regras que aprendemos antes tiveram de ser reaprendidas. O acordo foi adoPtado pelos países de língua oficial portuguesa. Tudo bem... Mas então por que razão os brasileiros continuam a escrever palavras com a acentuação "Amazônia", por exemplo? Esse "Ô" nunca esteve correcto, é uma forma de escrita que eles muito usam mas que é um assassinato completo à língua portuguesa. Por que é que eles não estão a fazer o esforço que nós temos de fazer? A verdade é que, por muito que nos custe a admitir, nós é que fomos atrás da escrita deles, visto que temos uma adaptação muito maior, mas ainda assim há muita coisa que eu não vejo eles rectificarem! É que, pelo menos para mim, dá-me a sensação que nós de repente tivemos de começar a escrever "brasileiro", nós, do nada, sozinhos.

Spoiler:

Zanon
Nala Lover
Nala Lover

Masculino
Personagem favorita : Nala / Kovu

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Seg 16 Maio 2011, 18:12

Eles não mudaram nada. Nem os brasileiros nem os africanos. Pelo que já deu para ver, só nós é que fizemos o inglório esforço. Enfim. Não vale a pena. Querem abrasileirar-nos à força toda.

[b]OPEN ZORORI STYLE!

Thnx Phebus and pureblooded! *.*
Spoiler:

Spoiler:

Diogen
Eu rio-me face ao perigo
Eu rio-me face ao perigo

Masculino

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Seg 16 Maio 2011, 19:50

Pelo contrário, o Brasil é o único país de lusofono onde o novo acordo ortográfico foi implementado em todo o lado e que fizeram grandes esforços para erradicar a maneira antiga como escreviam. As crianças na escola já escrevem com o acordo ortográfico e todos jornais e televisões também. Se formos a ver não é algo assim tão fantástico visto que a escrita deles só mudou 0.6% ou contrário do 1,2% da nossa.

Basicamente portugal é que nem está fora nem dentro do acordo ortográfico, neste momento nada é oficial, uns escrevem com o acordo outros sem, uns já aprendem com o acordo outros sem enfim cá é uma balburdia neste momento.

Mas onde é que viste esse erro ao certo Pure?
mulan_4ever
Um terror frio e cru
Um terror frio e cru

Feminino

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Ter 17 Maio 2011, 04:33

acho que te enganas pure. os brasileiros deixam de escrever certas palavras com acento circunflexo. amazónia é um exemplo. tenho a quase a certeza de ter visto isso nalgum lado xD
Kate
De zero a herói!
De zero a herói!

Feminino
Personagem favorita : Mulan e Bela
No fórum desde : 25/07/2010

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Ter 17 Maio 2011, 06:10

Deviam mudar eles, não nós! :S
Zanon
Nala Lover
Nala Lover

Masculino

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Ter 17 Maio 2011, 10:16

Eu acho que se é para mudar, mudam todos por igual. Não é reduzir a qualidade de escrita num país só para outros poderem conseguir acompanhar o progresso.

Para mim mantinha-se como estava. Nós escreviamos o Nosso Português, e eles escreviam o deles. Simples e fácil. Nem tinhamos que desaprender, nem eles tinham que queimar neurónios para melhorar.

[b]OPEN ZORORI STYLE!

Spoiler:

Spoiler:

Pureblooded
Administrador
Administrador

Feminino

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Ter 17 Maio 2011, 12:54

Zanon escreveu:
Eu acho que se é para mudar, mudam todos por igual. Não é reduzir a qualidade de escrita num país só para outros poderem conseguir acompanhar o progresso.

Concordo plenamente, daí a minha questão.

Eu vejo esse erro do acento circunflexo constantemente, não digo na televisão porque não costumo ver canais brasileiros, mas em jornais brasileiros online, que é o que se pode considerar mais sério, já que em blogs, facebook, orkut toda a gente escreve o que quer e como quer. Já que é um órgão oficial de informação, não percebo por que razão continuam a cometer estes assassinatos, não há nada que eu mais deteste na escrita brasileira que os acentos circunflexos que só existem porque os brasileiros assim pronunciam as palavras.

E continuo super revoltada com a palavra "facto", já que digo o C e faz-me uma confusão enorme.
Mas realmente é verdade, o acordo ortográfico está muito mal "divulgado" por cá. No outro dia falei radicalmente no acordo ortográfico cá em casa e o meu irmão perguntou "o que é isso?". Eu fiquei para morrer.
Tenho um professor que tenta ir de acordo com o acordo nas apresentações dele, mas a maioria nem se preocupa. E, se repararem, em críticas ou colunas de algum determinado autor numa revista, muito normalmente está tudo escrito sem acordo ortográfico por vontade do próprio autor. Isto há muita gente a criticar o acordo, mesmo figuras públicas não se cansam de o fazer.

Enfim, mas tinhamos de ser nós, o português puro, a acostumarmo-nos aos outros.

Spoiler:

Hanabi
Finalmente vejo a luz!
Finalmente vejo a luz!

Feminino
No fórum desde : 11/06/2010

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Ter 17 Maio 2011, 13:36

Pureblooded escreveu:

E continuo super revoltada com a palavra "facto", já que digo o C e faz-me uma confusão enorme.

Muita gente pensa o contrário, mas de facto, a palavra facto não mudou Razz O 'c' pronuncia-se, por isso mantém-se. Há outras palavras que perderam essa letra, mas 'facto' não é uma delas. Essa é uma das diferenças do Acordo de Portugal para o Brasileiro. Nós continuamos a escrever facto e eles fato, e nós contactar e eles contatar, por exemplo.

A minha professora de português mandou-me um documento há uns tempos sobre as diferenças no novo acordo, vou ver se o encontro para vos mostrar Wink
Zanon
Nala Lover
Nala Lover

Masculino

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Ter 17 Maio 2011, 13:48

Bom, é assim.
Pelo que soube, os autores não são obrigados a mudar o tipo de escrita. Daí teres imensos livros impressos depois da implementação de tal assassínio Ortográfico ainda com as "regras ""antigas"" ". Assim como na SIC por exemplo. Não quiseram adoptar o Acordo. De resto, todos os jornais que eu vi, tanto nas primeiras páginas como nas notícias há a implementação da coisa. Só mesmo em algumas colunas de opinião é que há quem não queira.

Eu por exemplo sou uma dessas pessoas. Recuso-me a adoptar essas pseudo-regras, porque a maneira como aprendi é a mais correcta e é o Português de Portugal.

[b]OPEN ZORORI STYLE!

Spoiler:

Spoiler:

Diogen
Eu rio-me face ao perigo
Eu rio-me face ao perigo

Masculino

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Ter 17 Maio 2011, 14:37

Hanabi escreveu:
Pureblooded escreveu:

Muita gente pensa o contrário, mas de facto, a palavra facto não mudou Razz O 'c' pronuncia-se, por isso mantém-se. Há outras palavras que perderam essa letra, mas 'facto' não é uma delas. Essa é uma das diferenças do Acordo de Portugal para o Brasileiro. Nós continuamos a escrever facto e eles fato, e nós contactar e eles contatar, por exemplo.
A minha professora de português mandou-me um documento há uns tempos sobre as diferenças no novo acordo, vou ver se o encontro para vos mostrar Wink
Exactamente já postei anteriormente também que a palavra facto não se modifica, o c na palavra facto não é mudo. Só modifica as palavras com consoantes mudas ator(actor), batismo (baptismo), ato (acto), mas há muitos posts sobre o acordo ortográfico em blogs e coisas do genero que estão errados. O problema da internet é que apesar de ter tudo tem muita coisa errada e daí provem erros e confusões destas

Zanon escreveu:
Eu por exemplo sou uma dessas pessoas. Recuso-me a adoptar essas pseudo-regras, porque a maneira como aprendi é a mais correcta e é o Português de Portugal.
Admiro-me de frases como estas de pessoas novas e por norma têm uma adaptação à diferença e há evolução muito maior. A mim não me agrada muito o acordo ortográfico mas como é óbvio irei segui-lo. Não estarei com a disposição "Como eu aprendi é que é bom", tenho plena consciência que nada ficará sempre igual e que as coisas modificam e eu tenho de modificar com elas. Não quero ficar obsoleto.
Hanabi
Finalmente vejo a luz!
Finalmente vejo a luz!

Feminino

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Ter 17 Maio 2011, 14:48

Diogen escreveu:

Exactamente já postei anteriormente também que a palavra facto não se modifica, o c na palavra facto não é mudo. Só modifica as palavras com consoantes mudas ator(actor), batismo (baptismo), ato (acto), mas há muitos posts sobre o acordo ortográfico em blogs e coisas do genero que estão errados. O problema da internet é que apesar de ter tudo tem muita coisa errada e daí provem erros e confusões destas

É verdade, mas também não é culpa nossa de não estarmos bem informados sobre as regras. Podiam ter distribuído panfletos pelas escolas, mostrado apresentações a professores..enfim. Ao que parece, ainda nem os próprios professores de Língua Portuguesa receberam formação sobre isto. A informação sobre a mudança tem sido muito transmitido "de boca em boca" e torna-se difícil acompanhar, daí que perceba a revolta de maioria das pessoas que não quer seguir o Novo Acordo.

Eu estou a tentar mudar aos poucos, mas como é óbvio é difícil mudar a escrita de um dia para o outro e por vezes tenho mesmo dúvida de como mudar scratch
Pureblooded
Administrador
Administrador

Feminino

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Ter 17 Maio 2011, 15:54

É por estas e por outras que este acordo está a ser uma total "má adaptação" ! Uns dizem umas coisas, outros dizem outras, uns bem informados, outros mal. A não ser que tenha um dicionário à mão, uma pessoa acaba por raramente ter a certeza se a palavra muda ou não. Eu já li muitas vezes que as letras que se lêem não caem, como facto. Mas também estou constantemente a ouvir que sim. Portanto estou naquela, e como quando vou à FNAC não me lembro de pegar no dicionário-tijolo para ver dessas coisas, fica sempre a pensar. A maior parte das pessoas, a que está informada de "boca-a-boca", pensa que tudo caiu. Todos os Hs, todos os Cs, todos os Ps. Há realmente muita má informação no que toca a isto, e depois querem meter tudo a escrever "bem". Não dá, desta forma não dá.

Hanabi escreveu:

É verdade, mas também não é culpa nossa de não estarmos bem informados sobre as regras. Podiam ter distribuído panfletos pelas escolas, mostrado apresentações a professores..enfim. Ao que parece, ainda nem os próprios professores de Língua Portuguesa receberam formação sobre isto. A informação sobre a mudança tem sido muito transmitido "de boca em boca" e torna-se difícil acompanhar, daí que perceba a revolta de maioria das pessoas que não quer seguir o Novo Acordo.

Epah, completamente, é uma coisa que me enerva de tal forma... É que nem os professores que leccionam a língua portuguesa têm a certeza do que muda com o acordo, pelo menos dos que já contactei sobre o mesmo. Eu acho impressionante, a sério.

Spoiler:

Hanabi
Finalmente vejo a luz!
Finalmente vejo a luz!

Feminino

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Ter 17 Maio 2011, 16:26

Sim, andamos um bocado às aranhas... Mas também acho que Portugal está com demasiados problemas para se debruçar nisto agora. Claro que não podemos parar e ficar à espera, mas ainda vai durar algum tempo até que isto entre de todo na cabeça das pessoas. Só daqui a uns bons aninhos (muito mais do que os ingénuos 3(?) que deram) é que isto vai entrar nos eixos, na minha opinião.
Zanon
Nala Lover
Nala Lover

Masculino

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Qua 18 Maio 2011, 19:48

Diogen: a idade de uma pessoa por si só não determina a sua aptidão e facilidade a adaptar-se a coisas novas. Também conta a vontade que a pessoa tem e a sua aceitação ou rejeição a essa "nova" coisa.
No meu caso,e de muita gente, da minha idade, ou mais velhos, ou mais novos, simplesmente não tem lógica desensinar-se um povo, só porque os outros têm preguiça de se esforçar para se integrarem.

Por favor. Há várias dezenas de anos que temos cá Africanos, Brasileiros, e não é por escreverem "úmidade" ou "ator", ou escrever os meses com letra minúscula, que isso lhes influencia a adaptação à vida e quotidiano em Portugal, quando a maior parte desses emigrantes são trolhas nas obras, ou acartam tacos, ou trabalham em cais de carga e descarga de armazéns. Porque raio deu a pancada cerebral a este governo de se lembrar de implementar um acordo, para que as pessoas se possam "adaptar" à sociedade, quando o que acontece é que fica tudo na mesma?

Eu pessoalmente não vou aceitar escrever assim como querem. Teimosia? Imensa, sim. Mas fui ensinado a escrever o Português de uma maneira, por várias professoras, todas elas com uma dedicação imensa a ensinarem o que também aprenderam. Não vejo qualquer interesse ou mais valia em ter que, literalmente, apagar grande parte do que me ensinaram, só para que um conjunto de pessoas fiquem gramaticalmente ao meu Nível. Simplesmente não me vai beneficiar em nada. Felizmente que os livros literários não têm a obrigação de seguir o acordo.

[b]OPEN ZORORI STYLE!

Spoiler:

Spoiler:

Diogen
Eu rio-me face ao perigo
Eu rio-me face ao perigo

Masculino

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Qua 18 Maio 2011, 20:27

Zanon escreveu:
não tem lógica desensinar-se um povo, só porque os outros têm preguiça de se esforçar para se integrarem.
Por favor. Há várias dezenas de anos que temos cá Africanos, Brasileiros, e não é por escreverem "úmidade" ou "ator", ou escrever os meses com letra minúscula, que isso lhes influencia a adaptação à vida e quotidiano em Portugal, quando a maior parte desses emigrantes são trolhas nas obras, ou acartam tacos, ou trabalham em cais de carga e descarga de armazéns. Porque raio deu a pancada cerebral a este governo de se lembrar de implementar um acordo, para que as pessoas se possam "adaptar" à sociedade, quando o que acontece é que fica tudo na mesma?
Ignorando a xenofobia de partes deste comentário, se achas que o acordo ortográfico é para isso estás muito enganado. Em primeiro lugar é para a língua ter o máximo de parecenças possível entre a fala e a escrita. E depois para todos os países de lingua oficial portuguesa escreverem as mesmas palavras com as mesmas regras. E depois não foi este governo que implementou essa regra mas sim o governo de 1990 que definiu o período de adaptação de algumas décadas.

Zanon escreveu:
Eu pessoalmente não vou aceitar escrever assim como querem. Teimosia? Imensa, sim. Mas fui ensinado a escrever o Português de uma maneira, por várias professoras, todas elas com uma dedicação imensa a ensinarem o que também aprenderam. Não vejo qualquer interesse ou mais valia em ter que, literalmente, apagar grande parte do que me ensinaram, só para que um conjunto de pessoas fiquem gramaticalmente ao meu Nível. Simplesmente não me vai beneficiar em nada. Felizmente que os livros literários não têm a obrigação de seguir o acordo.
Acho incrível pensares assim, se os médicos, cientistas, engenheiros pensassem assim, ainda estaríamos a viver na idade da pedra. As coisas mudam, para melhor ou só para diferente e temos de evoluir com elas e não ficar para trás. Eu ando na universidade a aprender coisas e a estudar com muita dedicação que daqui a uns anos estarão completamente evoluídas ou só mudadas, tenho de esquecer tudo o que está para trás e acompanhar a mudança.
Estás no teu direito como cidadão democrata discordar ou não mas apesar disso acho uma parvoíce enorme que quando o acordo ortográfico estiver implementado a 100% ou mesmo a 98%, escrevas com erros ortográficos graves porque foi assim que aprendeste e é assim que escreves.
Zanon
Nala Lover
Nala Lover

Masculino

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Qui 19 Maio 2011, 04:16

Aponta-me lá onde fui Xenófobo meu amigo.
Se te referes especialmente à parte e que refiro actividades laborais, então tens mesmo que ler bem, por que eu não disse "todos", mas sim "a maior parte". E mais verdade que isso não pode ser, porque é a realidade. Falo do que vejo e dei um exemplo pontual. Mas vai da interpretação de cada um.

E sim, o Acordo teve como base a ajuda à adaptação dos estrangeiros em Portugal, visto que somos/éramos os únicos cidadãos de Língua Oficial Portuguesa que não escreviam como falavam, e não me parece que tivemos problemas quanto a isso. Sim havia quem o fizesse, mas era mesmo por preguiça, porque também existe gente preguiçosa cá, infelizmente.
O confundir "Há" com "à", ou mesmo meter "ah" em algumas situações é um desses exemplos, é pura preguiça, não passa disso, e exemplos disso é o que não falta.

Quanto a isso do governo. O governo que implementou, o governo que deu a ideia, é tudo a mesma coisa. O governo que anunciou as regras e a data de implementação foi o do actual Primeiro-Ministro, mas quer o actual, quer o de 1990 são basicamente a mesma coisa. Preocuparam-se com algo trivial, e por isso é que o país chegou onde chegou. Porque não é a alteração linguística que nos vai tornar mais ricos ou mais pobres (só se for culturalmente, e isso então seria "mais pobres").

Diogen escreveu:
Acho incrível pensares assim, se os médicos, cientistas, engenheiros pensassem assim, ainda estaríamos a viver na idade da pedra. As coisas mudam, para melhor ou só para diferente e temos de evoluir com elas e não ficar para trás. Eu ando na universidade a aprender coisas e a estudar com muita dedicação que daqui a uns anos estarão completamente evoluídas ou só mudadas, tenho de esquecer tudo o que está para trás e acompanhar a mudança.
Estás no teu direito como cidadão democrata discordar ou não mas apesar disso acho uma parvoíce enorme que quando o acordo ortográfico estiver implementado a 100% ou mesmo a 98%, escrevas com erros ortográficos graves porque foi assim que aprendeste e é assim que escreves.

Um off-topic apenas, quanto ao bold.
Spoiler:

Portanto não seria só "se toda a gente pensasse assim", porque se achas que a minha maneira de pensar é uma "Parvoíce Enorme" como disseste, então tens muitas "parvoíces enormes" por aí fora que devias de explorar, e depois vias que provavelmente, até nem tenho uma maneira de pensar tão "parva".

Concordes comigo ou não, é-me indiferente. Dei a minha opinião como muitos milhares pessoas o fizeram.
E não te esqueças que esses muitos de milhares de pessoas que são contra o acordo ortográfico defendem que este é um atentado à cultura portuguesa... hmm acho que anda por aí um arrastão de enormes parvos a querer espalhar uma ideia que até nem é errada...

[b]OPEN ZORORI STYLE!

Spoiler:

Spoiler:

Pureblooded
Administrador
Administrador

Feminino

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Ter 24 Maio 2011, 07:39

Estou chocada.

Os brasileiros vão continuar a escrever "acadêmico", "gênio", "anônimo" como se fosse uma escrita bastante correcta....
E quanto a nós, temos de escrever "hei de" em vez de "hei-de", "heroico" e "joia" em vez de "heróico" e "jóia" e, acima de tudo, fiquei chocada com este: passámos de NEPTUNO a NETUNO! Pelo amor de Deus...
O acordo choca-me imenso, parece que estamos a descer a um nível tão baixo em termos de escrita...

Spoiler:

mulan_4ever
Um terror frio e cru
Um terror frio e cru

Feminino

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Ter 24 Maio 2011, 08:27

tens certeza disso? é que se assim fôr, então é uma vergonha...somos alguns brasileiros, por acaso?
Pureblooded
Administrador
Administrador

Feminino

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Ter 24 Maio 2011, 08:31

Vi num documento online, aí está a tal questão: será que se pode ficar no que se vê na net?

Era um documento com tudo o que vai mudar para nós e para os brasileiros, em todos os termos, quer acentuação, palavras hifenizadas, letras maiúsculas, letras caídas, etc... Se é mesmo certo, não te posso confirmar com toda a certeza...

Mas nós não vamos escrever os acentos circunflexos, isso para mim já compensa por tudo. Pensar que poderiamos cair nesse ridículo...

Spoiler:

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   

Acordo Ortográfico!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 

Tópicos similares

+
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Disney Portugal :: Non-Disney :: Conversas variadas-
Ir para: