Disney Portugal
Disney Portugal
Disney Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

Compartilhe | 
 

 Acordo Ortográfico!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4

Concordas ou não?
Sim.
Acordo Ortográfico! - Página 4 Voting104%Acordo Ortográfico! - Página 4 Vote_rcap
 4% [ 1 ]
Não.
Acordo Ortográfico! - Página 4 Voting1073%Acordo Ortográfico! - Página 4 Vote_rcap
 73% [ 19 ]
Talvez.
Acordo Ortográfico! - Página 4 Voting1015%Acordo Ortográfico! - Página 4 Vote_rcap
 15% [ 4 ]
Para mim tanto faz.
Acordo Ortográfico! - Página 4 Voting108%Acordo Ortográfico! - Página 4 Vote_rcap
 8% [ 2 ]
Total de votos : 26
 

AutorMensagem
Pureblooded

Administrador
Administrador


Mensagens : 3496
No fórum desde : 17/05/2010

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeTer 24 maio 2011, 08:31

Vi num documento online, aí está a tal questão: será que se pode ficar no que se vê na net?

Era um documento com tudo o que vai mudar para nós e para os brasileiros, em todos os termos, quer acentuação, palavras hifenizadas, letras maiúsculas, letras caídas, etc... Se é mesmo certo, não te posso confirmar com toda a certeza...

Mas nós não vamos escrever os acentos circunflexos, isso para mim já compensa por tudo. Pensar que poderiamos cair nesse ridículo...
Ir para o topo Ir para baixo
http://supersaiyanana.deviantart.com
mulan_4ever
mulan_4ever
Um terror frio e cru
Um terror frio e cru


Feminino
Mensagens : 1749
Idade : 31
Localização : barreiro-distrito de setúbal
Emprego : estudante
Personagem favorita : Mulan e Simba
No fórum desde : 10/06/2010

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeTer 24 maio 2011, 08:40

não, isso era demais. aliás, eles só põem acento circunflexo, por causa do sotaque -____-
se esse documento fôr mesmo verdadeiro, eu revolto-me a sério e é da maneira que vou continuar a escrever como me ensinaram...
que ridículo...netuno? a sério, porquê? esse não é daqueles casos unicos onde se lê de facto, a consoante? que eu saiba, eu digo neptuno, não digo netuno -__-
heróico e jóia, ficam ridiculos sem o acento. parece que estou antes a dizer heruico e jôia. mas que raio de acordo...
Ir para o topo Ir para baixo
Pureblooded
Pureblooded
Administrador
Administrador


Feminino
Mensagens : 3496
Idade : 32
Localização : Lisboa
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Simba
No fórum desde : 17/05/2010

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeTer 24 maio 2011, 09:28

É assim, eu não sei com toda a certeza se a palavra Neptuno cai realmente para Netuno. Não sei se é daquelas palavras que acabam por ter duas formas de escrever devido às diferentes culturas. Já vi que sim, que o P caiu, já vi escrito das duas formas como uma possibilidade. Por isso não sei se é uma regra mesmo. Mas já li um blog em que critica exclusivamente a caída do P nessa palavra...

Isso dos acentos realmente é ridículo, heróico, jóia.. não faz sentido escrever sem acento, não faz. Não percebo, nunca hei-de (ou hei de) perceber estas regras que inventaram para aqui...

Também acho ridículo agora desatarmos a ter de escrever tudo com minúsculas. Nomes de obras, estações, meses, expressões como "Exmo. Sr."... Enfim.

Já agora, para juntar mais uma coisa bonita ao saco das coisas bonitas: também passamos de Amnistia a Anistia. Que bonito.
Ir para o topo Ir para baixo
http://supersaiyanana.deviantart.com
Kate
Kate
De zero a herói!
De zero a herói!


Feminino
Mensagens : 1621
Idade : 24
Localização : Lisboa
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Mulan e Bela
No fórum desde : 25/07/2010

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeTer 24 maio 2011, 09:54

Agora em Português estamos a dar o acordo para o ano -.- !
Mete "medo" as palavras que mudaram porque não valia a pena... (Ah, há 1 ou 2 palavras que pode-se escrever com o acordo ou sem. :s )
Ir para o topo Ir para baixo
Hanabi
Hanabi
Finalmente vejo a luz!
Finalmente vejo a luz!


Feminino
Mensagens : 3268
Idade : 30
Localização : ~Debaixo do teu nariz.
No fórum desde : 11/06/2010

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeTer 24 maio 2011, 10:06

Duvido muito que essa do "Neptuno" seja verdade Razz Há consoantes que não se lêem e que por isso caem, como em aspecto que agora é aspeto. Mas em Neptuno lê-se sem dúvida o 'p'.
É esta a chatice, não podemos confiar no que lemos na internet mas também não temos muitas outras formas de procurar. :\

Também me revolta imenso passarmos a escrever tudo com minúscula. Só falta os nossos nomes passarem a ser com minúscula também: antónio, maria...Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Jato
Jato
Finalmente vejo a luz!
Finalmente vejo a luz!


Masculino
Mensagens : 3016
Idade : 28
Localização : "Lar é onde o fofo descansa"
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Flynn, Jim Hawkins, Hades, Charlotte...
No fórum desde : 16/05/2010

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeTer 24 maio 2011, 10:41

Concordo com a Hanabi. Na palavra Neptuno o "P" lê-se e muito bem.
Acho ridiculo (e impossivel) tirarem o "P".

Ja agora, o que se vai fazer nos titulos de filmes e assim?

Por exemplo: Imaginem que agora sai uma nova edição do filme "Uma Vida de Insecto".
Será que o titulo continua igual ou o vao mudar para "inseto"?
Ir para o topo Ir para baixo
http://ptdisney.blogspot.com/
Hanabi
Hanabi
Finalmente vejo a luz!
Finalmente vejo a luz!


Feminino
Mensagens : 3268
Idade : 30
Localização : ~Debaixo do teu nariz.
No fórum desde : 11/06/2010

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeTer 24 maio 2011, 10:50

Faria sentido mudar, afinal se é para implementar o acordo implementam em tudo.
Se bem que eu não ia achar piada nenhuma... ter um DVD em casa "Uma Vida de Inseto" não ia ficar bem na estante Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Jato
Jato
Finalmente vejo a luz!
Finalmente vejo a luz!


Masculino
Mensagens : 3016
Idade : 28
Localização : "Lar é onde o fofo descansa"
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Flynn, Jim Hawkins, Hades, Charlotte...
No fórum desde : 16/05/2010

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeTer 24 maio 2011, 11:07

Pois, mas no lançamento original, e o proprio titulo deve estar registado como "Insecto", e mudarem o titulo original.... -.-

Quanto aos livros sei que os autores podem escrever e escolher como quiserem, por isso acho que os titulos se mantem. Mas os filmes sempre tive essa duvida..
Ir para o topo Ir para baixo
http://ptdisney.blogspot.com/
PrincessMarie
PrincessMarie
Um terror frio e cru
Um terror frio e cru


Feminino
Mensagens : 1833
Idade : 28
Localização : DreamsLand
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Jasmine
No fórum desde : 16/05/2010

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeTer 24 maio 2011, 12:03

Pelo que o meu pai me explicou eles, não tiram as letras que se lêem! Tipo, Neptuno, lê-se o "p", logo fica lá no lugar. É como Facto, também se lê o "c", logo este fica lá.
Agora uma coisa engraçada que eu ouvi estes dias na rádio foi: em Egipto, o "p" vai cair, né? Mas os habitantes do Egipto, continuam a ser egipcios, porque se lê o "p". Achei curioso este facto! Razz
Ir para o topo Ir para baixo
http://sweetsugar20.blogspot.com/
Zanon
Zanon
Nala Lover
Nala Lover


Masculino
Mensagens : 2316
Idade : 33
Localização : Torquay, UK
Personagem favorita : Nala / Kovu
No fórum desde : 16/05/2010

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeTer 24 maio 2011, 12:09

Basicamente isto é uma cabala contra nós.

O que está a acontecer é que nos vão impedir de escrever aos poucos. Qualquer dia nem falar podemos.
Ir para o topo Ir para baixo
Hanabi
Hanabi
Finalmente vejo a luz!
Finalmente vejo a luz!


Feminino
Mensagens : 3268
Idade : 30
Localização : ~Debaixo do teu nariz.
No fórum desde : 11/06/2010

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeTer 24 maio 2011, 12:20

Bem Zanon, que exagero xD É certo que muitas das palavras alteradas não fazem muito sentido, mas outras acho que já era tempo de serem mudadas. Lembro-me muito bem de que quando estava a aprender havia algumas palavras que eu não conseguia compreender porque lá estava uma letra que não se lia.

O que me irrita (e que não temos falado mas que também entra) é a gramática. Vocês têm noção das mudanças abismais? Ainda por cima a gramática já está em uso, eu este ano já a tenho que usar no exame Acordo Ortográfico! - Página 4 532565 Não entendo nada sobre as novas terminações!
Ir para o topo Ir para baixo
Pureblooded
Pureblooded
Administrador
Administrador


Feminino
Mensagens : 3496
Idade : 32
Localização : Lisboa
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Simba
No fórum desde : 17/05/2010

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeTer 24 maio 2011, 13:36

Jato escreveu:

Ja agora, o que se vai fazer nos titulos de filmes e assim?

Por exemplo: Imaginem que agora sai uma nova edição do filme "Uma Vida de Insecto".

O que vai mudar nesse título que meteste não é muito relevante, simplesmente em vez de ser Uma Vida de Inse(c)to vai ser Uma vida de inse(c)to. Ou seja, os títulos vão deixar de ser escritos com maiúscula depois da primeira.


É como vos digo, isso do Neptuno não posso ter a certeza. Mas a teoria do "não se diz, não se lê" não é totalmente confiável. Exemplo disso é o Egipto. Que eu saiba no Egipto eles são egípcios, não são egícios. Então porque é que mudaram isso? Lá está. Isto é muito confuso. Nitidamente, o P de Neputno diz-se bem. Mas estamos num mundo de malucos, sabe-se lá Razz
Ir para o topo Ir para baixo
http://supersaiyanana.deviantart.com
Diogen
Diogen
Eu rio-me face ao perigo
Eu rio-me face ao perigo


Masculino
Mensagens : 894
Idade : 33
No fórum desde : 31/05/2010

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeTer 24 maio 2011, 20:39

Zanon escreveu:
Diogen escreveu:
Acho incrível pensares assim, se os médicos, cientistas, engenheiros pensassem assim, ainda estaríamos a viver na idade da pedra. As coisas mudam, para melhor ou só para diferente e temos de evoluir com elas e não ficar para trás. Eu ando na universidade a aprender coisas e a estudar com muita dedicação que daqui a uns anos estarão completamente evoluídas ou só mudadas, tenho de esquecer tudo o que está para trás e acompanhar a mudança.
Estás no teu direito como cidadão democrata discordar ou não mas apesar disso acho uma parvoíce enorme que quando o acordo ortográfico estiver implementado a 100% ou mesmo a 98%, escrevas com erros ortográficos graves porque foi assim que aprendeste e é assim que escreves.

Um off-topic apenas, quanto ao bold.
Spoiler:
Portanto não seria só "se toda a gente pensasse assim", porque se achas que a minha maneira de pensar é uma "Parvoíce Enorme" como disseste, então tens muitas "parvoíces enormes" por aí fora que devias de explorar, e depois vias que provavelmente, até nem tenho uma maneira de pensar tão "parva".

Concordes comigo ou não, é-me indiferente. Dei a minha opinião como muitos milhares pessoas o fizeram.
E não te esqueças que esses muitos de milhares de pessoas que são contra o acordo ortográfico defendem que este é um atentado à cultura portuguesa... hmm acho que anda por aí um arrastão de enormes parvos a querer espalhar uma ideia que até nem é errada...
Eu impedi-te de dares a tua opinião. Óbvio que não, estamos num país livre e eu apenas contra-argumentei o que consideraste um insulto pessoal sabe-se lá porque. Tens direito de odiar o acordo ortográfico tal como tens o direito de lutares com todas as tuas forças para ele se manter. Agora acho e continuo a achar parvo caso ele seja completamente adoptado tu continues a escrever da maneira antiga porque sim, acho que isso revela uma falta de visao evolucionista incrivel, é estagnar e ter um pensamento errado de "eu é que estou a fazer bem". Há que saber perder e tal como eu disse evoluir, uma espécie que não evoluiu morre. Se eu pensar como tu e na minha vida profissional ter que apresentar relatórios em que estão cheios de erros ortográficos penso que o meu emprego não vai ser mantido por muito tempo. E tenho todo o direito de pensar assim quer também gostes ou não. Sei avançar com os tempos, ter mente aberta, pensamentos inovadores estar completamente aberto à mudança por muito assustadora que seja e não -compreendo as pessoas que gostam de estagnar ou caminhar em sentido inverso ao progresso.

_______________________________________

Pureblooded escreveu:
Estou chocada.

Os brasileiros vão continuar a escrever "acadêmico", "gênio", "anônimo" como se fosse uma escrita bastante correcta....
E quanto a nós, temos de escrever "hei de" em vez de "hei-de", "heroico" e "joia" em vez de "heróico" e "jóia" e, acima de tudo, fiquei chocada com este: passámos de NEPTUNO a NETUNO! Pelo amor de Deus...
O acordo choca-me imenso, parece que estamos a descer a um nível tão baixo em termos de escrita...
Neptuno continua igual, nada muda, porque ele deriva directamente da palavra em latim Neptunus. É um pouco confuso saber quando as letras desaparecem mas a princessmarie explica isso de forma simples, "Quando se lêem as letras, elas não caem", talvez possa soar um pouco estranho ao inicio mas na realidade as letras que caem não se lêem no dia a dia pelas pessoas.



Pureblooded escreveu:
É como vos digo, isso do Neptuno não posso ter a certeza. Mas a teoria do "não se diz, não se lê" não é totalmente confiável. Exemplo disso é o Egipto. Que eu saiba no Egipto eles são egípcios, não são egícios. Então porque é que mudaram isso? Lá está. Isto é muito confuso. Nitidamente, o P de Neputno diz-se bem. Mas estamos num mundo de malucos, sabe-se lá Razz
Que confusão que deve andar nessa cabeça pure, Egipto na realidade perde o p mas egipcios não. Nenhuma palavra vai ser modifica a maneira de ler, se leres Neptuno e egipcios sem o p (netuno, egicios), soam-te a palavras completamente diferentes sem qualquer sentido. Portanto se se lê não retires a letra.

Já agora há um dicionario da lingua portuguesa online que tem podes escolher o significado das palavras antes e depois do acordo ortografico e ainda se quiseres investigar tem lá a justificação e os ensinamentos correctos do que modifica e porque.
Dá lá uma olhada http://www.priberam.pt/dlpo/
Ir para o topo Ir para baixo
Pureblooded
Pureblooded
Administrador
Administrador


Feminino
Mensagens : 3496
Idade : 32
Localização : Lisboa
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Simba
No fórum desde : 17/05/2010

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeQua 25 maio 2011, 05:24

Então porque é que em Amnistia, sai o M? Eu não digo Anistia. Claro que vai uma confusão na minha cabeça, na minha e na de milhares de pessoas, se a informação não nos é dada de forma clara e se tentamos pesquisar nunca sabemos se a informação é a correcta.

Eu não acho que faça sentido cair o EgiPto mas continuar egiPcios. Decidam-se, ou metiam ou tiravam o P. É por isso que sim, estou confusa.

E se pesquisarem na net, em muitos sítios diz que caiu o P. Faz sentido? Não, mas muita coisa não faz sentido neste acordo ortográfico. É como disse, não estava a afirmar que isso era verdade, estava a comentar algo que encontrei e achei ridículo caso se verificasse realmente. Ainda bem que não, então.
Ir para o topo Ir para baixo
http://supersaiyanana.deviantart.com
Zanon
Zanon
Nala Lover
Nala Lover


Masculino
Mensagens : 2316
Idade : 33
Localização : Torquay, UK
Personagem favorita : Nala / Kovu
No fórum desde : 16/05/2010

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeQua 25 maio 2011, 08:34

O que vale é que há sempre quem saiba mais sobre o assunto e que possa esclarecer quem tem dúvidas. Ao menos isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Diogen
Diogen
Eu rio-me face ao perigo
Eu rio-me face ao perigo


Masculino
Mensagens : 894
Idade : 33
No fórum desde : 31/05/2010

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeQua 25 maio 2011, 10:11

Pureblooded escreveu:
Então porque é que em Amnistia, sai o M? Eu não digo Anistia. Claro que vai uma confusão na minha cabeça, na minha e na de milhares de pessoas, se a informação não nos é dada de forma clara e se tentamos pesquisar nunca sabemos se a informação é a correcta.

Eu não acho que faça sentido cair o EgiPto mas continuar egiPcios. Decidam-se, ou metiam ou tiravam o P. É por isso que sim, estou confusa.

E se pesquisarem na net, em muitos sítios diz que caiu o P. Faz sentido? Não, mas muita coisa não faz sentido neste acordo ortográfico. É como disse, não estava a afirmar que isso era verdade, estava a comentar algo que encontrei e achei ridículo caso se verificasse realmente. Ainda bem que não, então.
aministia não caiu nenhum m, continua igual amnistia porque sem o m a palavra não faz sentido.

Pure ve o site que eu dei antes que lá ta tudo explicadinho. Não tires a tua informação de fontes duvidosas (blogs, sites pessoais etc..) vai a sites com informação de pessoas creditadas. Dei-te um link anteriormente e vê tudo o que diz lá. Acredito que vai tirar muiotas das tuas dúvidas tal como tirou as minhas.
Ir para o topo Ir para baixo
Kate
Kate
De zero a herói!
De zero a herói!


Feminino
Mensagens : 1621
Idade : 24
Localização : Lisboa
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Mulan e Bela
No fórum desde : 25/07/2010

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeQua 25 maio 2011, 12:12

Eu perguntei a minha professora de L.P se mudava-se Neptuno e não, continua assim.
Ir para o topo Ir para baixo
JoPotter
JoPotter
Eu vou... Eu vou...
Eu vou... Eu vou...


Feminino
Mensagens : 77
Idade : 26
Localização : Atrás de ti :o
Emprego : Aluna em Hogwarts *-*
Personagem favorita : Simba, Tarzan, ...
No fórum desde : 20/06/2011

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeQua 22 Jun 2011, 12:14

Eu acho o acordo ortográfico uma completa parvoíce. Nós é que inventámos o português, e agora, como os brasileiros alteraram a língua, temos de ir atrás deles?? É a coisa mais estúpida que já ouvi O.O
Eu estou-me a lixar para o acordo ortográfico, vou continuar a escrever como escrevia antes. Só nos exames é que o vou tentar usar (mas é mesmo só porque a minha professora de português disse que eles descontam se não usarmos), mas acho que é só em 2012 ou uma coisa do género... de resto vou continuar a escrever como escrevia antes.
Já vi muitos de vocês a dizer que "facto" vai ficar "fato", mas um colega meu perguntou à minha professora de português e ela disse que esta palavra não ia mudar, porque depois confundia-se com "fato" (dos que se vestem xb).
Ir para o topo Ir para baixo
Mary Flanders
Mary Flanders
É preciso acreditar
É preciso acreditar


Feminino
Mensagens : 158
Idade : 31
No fórum desde : 07/06/2010

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeQua 22 Jun 2011, 13:54

O facto não muda, uma vez que o "c" é proferido, como já disseram anteriormente.

O facto de se suprimir o "c" e o "p" ou de ter de se escrever o nome das estações/meses em minúsculas nem é o que mais me confusão faz, sinceramente. Acho muito mais difícil a regra, ou devo dizer antes, regras do hífen, em que temos de ver se, para o colocarmos, o radical começar por h, se a última letra do prefixo é igual à do radical, etc., etc. Isso sim, penso que é o que irá desencadear mais polémica.
Ir para o topo Ir para baixo
http://paramorecommunitypt.forumeiros.com/
JoPotter
JoPotter
Eu vou... Eu vou...
Eu vou... Eu vou...


Feminino
Mensagens : 77
Idade : 26
Localização : Atrás de ti :o
Emprego : Aluna em Hogwarts *-*
Personagem favorita : Simba, Tarzan, ...
No fórum desde : 20/06/2011

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeQui 23 Jun 2011, 12:01

Ah, sorry, não reparei que já tinha sido referido Razz

Sim, isso dos hífens também me faz bastante confusão, nem sequer sei muito bem o que é que ainda leva hífen e o que é que já não leva Neutral
Isso de se escrever as estações e os meses em minúsculas é que ainda não sabia o:
Ir para o topo Ir para baixo
Diogen
Diogen
Eu rio-me face ao perigo
Eu rio-me face ao perigo


Masculino
Mensagens : 894
Idade : 33
No fórum desde : 31/05/2010

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeQui 23 Jun 2011, 20:09

Bem na minha universidade o acordo ortográfico vai ser obrigatório a partir do próximo ano. Isso significa que tudo que para o ano tudo o que estiver escrito da maneira anterior ao acordo ortográfico será considerados erros e claro qualquer relatório universitário é inaceitável qualquer erro ortográfico.


Mas não é isto que é chamado, a universidade para implementar esta medida para o ano fez várias acções de formações com professores entendidos no assunto para explicar à população universitária o que ia mudar. Ao todo foram 2 acções de formação com 1h30/2h por faculdade, claro que a segunda era a repetição da primeira e era só outra oportunidade para quem não pode estar presente no horário da primeira.
Eu fui a uma acção de formação e estavam lá umas 20 pessoas no máximo, a maioria professores, isto numa população que abrange os 5000 alunos mais professores.

Fico bastante indignado como a maior parte da população simplesmente "não quer saber", podem estar contra o acordo ortográfico, mas sabendo que para o ano vai ser obrigatório e que não podem escrever da "maneira antiga", espera mais de pessoas com um nivel superior, aquilo foi-me bastante util e desmistificou-me bastantes ideias erradas que tinha devido à internet e afins.

Portanto devido a dizerem que há pouca informação sobre as mudanças, cada vez acredito menos nisso, acho que há é falta de vontade de as pessoas se informarem.
Ir para o topo Ir para baixo
Hanabi
Hanabi
Finalmente vejo a luz!
Finalmente vejo a luz!


Feminino
Mensagens : 3268
Idade : 30
Localização : ~Debaixo do teu nariz.
No fórum desde : 11/06/2010

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeSex 24 Jun 2011, 09:40

Mudando um pouco de assunto, que é feito dos correctores automáticos? (word e afins) É preciso instalar alguma coisa no Office para ficar de acordo com a nova escrita, ou ele assume automaticamente essa mudança? Já no outro dia pensei nisso e aproveito agora para perguntar aqui ^^
Ir para o topo Ir para baixo
JoPotter
JoPotter
Eu vou... Eu vou...
Eu vou... Eu vou...


Feminino
Mensagens : 77
Idade : 26
Localização : Atrás de ti :o
Emprego : Aluna em Hogwarts *-*
Personagem favorita : Simba, Tarzan, ...
No fórum desde : 20/06/2011

Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitimeSeg 27 Jun 2011, 03:16

Isso, eu não tenho bem a certeza, mas acho que tens ou de instalar ou de fazer um update ou uma coisa assim. Eu neste momento acho que não tenho o corrector automático instalado, mas um colega meu, no outro dia, na aula de português disse "já tenho o corrector automático do novo acordo ortográfico no meu computador", e pela conversa dele, percebi que tinha instalado ou assim. Mas não sei, não tenho a certeza.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Acordo Ortográfico! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Acordo Ortográfico!   Acordo Ortográfico! - Página 4 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Acordo Ortográfico!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 4 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Disney Portugal :: Non-Disney :: Conversas variadas-
Ir para: