Disney Portugal



 
InícioCalendárioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 A Disney e as gerações vindouras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
TDDM
avatar
Canto com as cores do vento
Canto com as cores do vento


Masculino
Mensagens : 1037
Idade : 25
Localização : Coimbra
Emprego : Estudante
No fórum desde : 17/05/2010

MensagemAssunto: A Disney e as gerações vindouras   Seg 16 Maio 2011, 15:04

Não sei se já alguém se deparou com a mesma situação, mas ponho-me imensas vezes a pensar na forma como introduzir a Disney aos meus filhos, porque quero dar-lhes uma infância tão feliz como a que tive ao ver filmes Disney. E, claro, também sofro imenso ao imaginar nas mãos deles todas as coisas que tenho vindo a coleccionar, sejam filmes, figuras, etc., no sentido em que pouco durariam, por muito cruel que seja privá-los disso. Laughing

Que filme escolheriam para introduzir a Disney aos vossos filhos?

Eu cá acho que a Branca de Neve é uma óptima escolha, afinal foi o primeiro de todos. Acho até que seria interessar dar a conhecer os filmes por ordem cronológica.

PS: Não, não consegui pensar num título melhor para o tópico. Sugestões são bem-vindas! Razz
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://ptdisney.blogspot.com/
Jato
avatar
Finalmente vejo a luz!
Finalmente vejo a luz!


Masculino
Mensagens : 3016
Idade : 21
Localização : "Lar é onde o fofo descansa"
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Flynn, Jim Hawkins, Hades, Charlotte...
No fórum desde : 16/05/2010

MensagemAssunto: Re: A Disney e as gerações vindouras   Seg 16 Maio 2011, 15:15

Por acaso tambem ja pensei nisso.

Mas realmente nao sei como introduzir a Disney na vida deles. Nao quero fazer com que sejam fas Disney, de maneira nenhuma: isso é com eles.

Mas apenas acho que a Disney devia e DEVE estar presente na infancia de toda a gente, por isso enaquanto bebes, talvez as series e os peluches, e quando crescerem talvez a Branca de Neve, seguindo-se de filmes em 2D, e só depois o Toy Story com os filmes 3D.

Mas realmente isto sou eu a falar com 15 anos. Sei que a minha mentalidade vai mudar e este tipo de coisas nao sao planeadas, mas se fossem, acho que faria assim.

Quanto a minha colecção de DVD's e etc, de certeza que vou fazer o possivel para nao me estragarem nada (VOU FECHA-LA A SETE CHAVES), mas é impossivel visto que se quero transmitir o legado disney, tenho que abdicar dos meus tesouros e passa-los para outros tesouros...
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://ptdisney.blogspot.com/
Hanabi
avatar
Finalmente vejo a luz!
Finalmente vejo a luz!


Feminino
Mensagens : 3268
Idade : 24
Localização : ~Debaixo do teu nariz.
No fórum desde : 11/06/2010

MensagemAssunto: Re: A Disney e as gerações vindouras   Seg 16 Maio 2011, 16:15

Hummm tópico interessante Surprised
Na verdade eu tento fazer isso já com o meu irmão mais novo (tem agora 10 anos).
Volta e meia ele quer que eu veja um filme com ele, então vou buscar uma das minhas antigas VHS e vemos os dois juntos no leitor de cassetes do meu quarto ^^ Não tenho nenhuma ordem, é mesmo por gosto ou vontade da altura.

Quanto a dar a minha colecção..não vejo isso a acontecer Razz tenho muito carinho pela minha enorme colecção de cassetes e não me estou a ver a dá-las ^^ Claro que mais tarde até a possa mostrar a um filho (odeio pensar nisto x), mas por agora prefiro mostrar um pouco mais ao meu irmão!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Pureblooded
avatar
Administrador
Administrador


Feminino
Mensagens : 3496
Idade : 25
Localização : Lisboa
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Simba
No fórum desde : 17/05/2010

MensagemAssunto: Re: A Disney e as gerações vindouras   Seg 16 Maio 2011, 16:50

Por acaso algo que me "preocupa" é mesmo o facto de as gerações vindouras terem cada vez menos o contacto com os grandes clássicos disney, visto que cada vez mais as datas se afastam. Para esta geração, a chamada "geração millenium" (claro que isto generalizando), os filmes de animação passam muito pelo GCI e 3D, sendo que os valores da animação 2D lhes passa um pouco ao lado, e obviamente com a evolução da tecnologia cada vez mais o 2D vai ser esquecido. São filmes de animação como Entrelaçados, Up, Carros que agora são a "disney" para eles. Nós crescemos na decada de 90, tivemos contacto com a era de ouro, e isso é realmente um facto pelo qual nos devemos realmente orgulhar, eu pelo menos orgulho, porque essa infância ninguém ma tira.

Quanto ao facto de querer mostrar aos meus filhos... Bom, eu colecciono todos os filmes e o material já a pensar que serão passados de geração a geração, mas isto com a ideia que as próximas gerações vão dar o devido valor. É algo que tenho medo. Tenho muito carinho por tudo o que tenho vindo a adquirir para a minha colecção, e pensar que podem chegar a mãos que não a valorizam assusta-me. Mas eu colecciono já para mim e para os meus filhos e sobrinhos. Tenho dois sobrinhos pequenos e penso "enfiar-lhes" a disney na cabeça, e isto pode soar mal, mas eu queria mesmo que eles crescessem com estes filmes e não com a nova animação, não lhe tirando o seu valor. Eu sei que todas as gerações têm o direito de aprender com a sua própria era e com a sua própria evolução, mas ainda assim não consigo fazer com que estes filmes tão queridos sejam esquecidos. Por isso compro coisas da disney aos meus sobrinhos, e é raro dar algum brinquedo ou roupa que não seja. Chamem-me maluca, mas é assim. E se já é esta paranóia com os sobrinhos, imagino caso um dia tenha um filho.

Penso que o que nós aprendemos com a era de ouro e anteriores é demasiado valioso para que seja perdido, por isso tento ao máximo não perder o contacto com os filmes mesmo de formas indirectas no que toca aos mais novos.

E quanto ao primeiro filme, depende de várias coisas, como o sexo do meu filho. Se fosse menina não hesitaria em começar por mostrar-lhe alguma princesa. Não sou "fã" do merchandising das princesas, mas penso que as histórias são de sonho e por isso era a minha escolha. Bela e o Monstro talvez, mas dependeria da idade também. É uma questão complicada. Mas claro que, seja qual for o sexo, idade, etc., Rei Leão e 101 Dálmatas seria das primeiras escolhas, pois são dois filmes que me são muito especiais, e dos quais quero divulgar a beleza.

Ok, este comentário soa mesmo a psicopata... Mas enfim, apeteceu-me desabar hoje xP Já estou na cama, por isso o sono está a afectar-me.


-----------------------------------------------

Spoiler:
 
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://supersaiyanana.deviantart.com
Diogen
avatar
Eu rio-me face ao perigo
Eu rio-me face ao perigo


Masculino
Mensagens : 894
Idade : 26
No fórum desde : 31/05/2010

MensagemAssunto: Re: A Disney e as gerações vindouras   Seg 16 Maio 2011, 20:33

Penso que começar a mostar a disney pela branca de neve é algo que começa a desmotivar bastante as novas gerações. È um filme muito antigo, as novas gerações querem o novo e não o clássico.

Para as crianças gostarem dos filmes da disney há que começar mesmo pelo GCI e pelo 3D, é estimulante, agradável há vista e tem músicas mais recentes, é recente.
E além do mais a disney já cá anda há muitos anos e não vai a lado nenhum nos próximos anos. De certeza que quando tiverem filhos (espero que não muito brevemente) haverá filmes a sair no cinema e vocês os levarão lá.

O contacto com a disney de certeza que começará como começou comigo com aqueles livros de aprender com a disney, com aqueles brinquedos didácticos ou mesmo com os peluches.

E se queres que as gerações vindouras gostem de disney não os faças ver montes de filmes antigos antes sequer dos teus pais nascerem. Isso é algo que acontece naturalmente e vai depender da personalidade de cada pessoa da próxima geração.
Voltar ao Topo Ir em baixo
mulan_4ever
avatar
Um terror frio e cru
Um terror frio e cru


Feminino
Mensagens : 1749
Idade : 24
Localização : barreiro-distrito de setúbal
Emprego : estudante
Personagem favorita : Mulan e Simba
No fórum desde : 10/06/2010

MensagemAssunto: Re: A Disney e as gerações vindouras   Ter 17 Maio 2011, 04:38

branca de neve, não só por ser o primeiro de todos, mas porque foi também a minha primeira cassete da disney e via vezes sem conta xD

o meu filme da disney preferido "rei leão", seria a 2ª opção. e depois lá se seguirão os outros =P
realmente, eu acho que a nova geração perdeu muita coisa que nós tivemos oportunidade de apanhar. não falo só na disney, mas também noutros desenhos animados que passavam na tv. agora só se vêem coisas ainda mais infantis e idiotas -__-
Voltar ao Topo Ir em baixo
PrincessMarie
avatar
Um terror frio e cru
Um terror frio e cru


Feminino
Mensagens : 1833
Idade : 21
Localização : DreamsLand
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Jasmine
No fórum desde : 16/05/2010

MensagemAssunto: Re: A Disney e as gerações vindouras   Ter 17 Maio 2011, 06:10

Eu acho que vou integrar a Disney na vida dos meus filhos, como ela foi integrada na minha. Eu conheci as histórias da Disney, não pelos filmes, mas sim pelos livros - os que traziam a história dos filmes.
Depois, há que pensar! Pelo menos no meu caso, se for uma rapariga, acho que para começar está mais que certo A Branca de Neve, Cinderela e a Bela Adormecida. Também acho a Pequena Sereia importante! Se for rapaz, acho que começo com o Bambi, Oliver e os Seus Companheiros (que apesar de nunca ter visto o filme, penso que é bom para iniciar uma viagem pela Disney), a Espada Era a Lei, Tarzan e Rei Leão!

Depois, se gostarem então se seguirá os mais recentes (que daqui a uns anos serão mais velhos XD).
Os filmes serão só compredos se eles quiserem (quem não quer, hein?) XD

Ah, outra coisa muito importante, se calhar para começar da melhor maneira era mesmo familiarizá-los com Mickey & Cia.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://sweetsugar20.blogspot.com/
Kate
avatar
De zero a herói!
De zero a herói!


Feminino
Mensagens : 1620
Idade : 18
Localização : Lisboa
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Mulan e Bela
No fórum desde : 25/07/2010

MensagemAssunto: Re: A Disney e as gerações vindouras   Ter 17 Maio 2011, 06:13

Grande ideia. Eu adorava mostrar o mundo disney aos meus "futuros" filhos, mas será impossível... :S
Mas basta tentar. (é por isso que ando a guardar a colecção muito bem *.*)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Adams
avatar
Eu vou... Eu vou...
Eu vou... Eu vou...


Masculino
Mensagens : 134
Idade : 24
Localização : North Side
Emprego : Direito
Personagem favorita : Lightning Mcqueen; Jim Hawkins; Donald
No fórum desde : 25/04/2011

MensagemAssunto: Re: A Disney e as gerações vindouras   Ter 17 Maio 2011, 08:51

Sinceramente, vou tentar mostrar uma ou outra coisa, mas não vou ser muito obcecado com isso.

A Disney mudou a sua directriz neste milénio, e não tenho o direito de impingir a minha infância, aos meus filhos. Eles certamente terão as séries e filmes da altura deles, e devem aproveitá-las, tal como eu o fiz. Claro que ocasionalmente lhes mostrarei um clássico, mas daí a transmitir colecções e afins, não.

Lembro-me quando a minha mãe me cria incutir o gosto no Marco e na Heidi e eu simplesmente não gostava, mas quase que era "obrigado" a ver, porque aos olhos dela, era bastante melhor do que vi então. Por isso não quero que as coisas se repitam, se eles gostarem do que lhes mostro, muito bem, caso contrário, serão livres de escolherem as suas próprias animações.
Voltar ao Topo Ir em baixo
TDDM
avatar
Canto com as cores do vento
Canto com as cores do vento


Masculino
Mensagens : 1037
Idade : 25
Localização : Coimbra
Emprego : Estudante
No fórum desde : 17/05/2010

MensagemAssunto: Re: A Disney e as gerações vindouras   Ter 17 Maio 2011, 09:56

Ninguém falou em impingir nada e concordo contigo, não temos o direito de fazer. Acredito que ninguém por aqui tenha essa intenção, trata-se, apenas, de dar a conhecer os filmes.

Uma das coisas que mais gosto me daria fazer, quando fosse pai, era ver com os meus filhos os clássicos vezes e vezes sem conta, tal como eu - e todos nós - o fizemos. Não impingir, mas tentar transmitir o gosto.

E sejamos sinceros, tenho sérias dúvidas de eles não apreciassem os filmes se os conhecessem devidamente. Haveria certamente um ou outro que não lhes dissesse tanto, mas de uma forma geral não vejo o que há para não gostar. É um mundo muito diferente do Marco e da Heidi, pegando nos teus exemplos.

Tocando um pouco noutro assunto, o que noto que acontece muito, hoje em dia, é que os pais não "filtram" o que os filhos consomem diariamente na televisão. Pessoalmente, julgo que deve haver, da parte dos pais, algum cuidado. Não falo de proibir nada, mas tudo a seu tempo, na devida altura. Se calhar é por isso que se tem vindo a perder o gosto pelas típicas histórias de encantar e acho que é uma fase extremamente importante, mas muito desprezada. Daí que Shreks e semelhantes - sem querer pôr em causa a sua qualidade - façam muitos mais furor nos dias que correm, sendo filmes que pouco têm a ensinar, no que toca a valores, comparativamente a grande parte dos filmes Disney.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://ptdisney.blogspot.com/
Jato
avatar
Finalmente vejo a luz!
Finalmente vejo a luz!


Masculino
Mensagens : 3016
Idade : 21
Localização : "Lar é onde o fofo descansa"
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Flynn, Jim Hawkins, Hades, Charlotte...
No fórum desde : 16/05/2010

MensagemAssunto: Re: A Disney e as gerações vindouras   Ter 17 Maio 2011, 10:16

Diogen nao concordo contigo. Sim, Branca de Neve é um filme antigo, mas é muito alegre para crianças e para começar a infância. Eu falo pelas minhas experiencias e pelo que vejo: quantas crianças é que ficam a ver o mesmo filme vezes sem conta num dia ou em curto prazo? Quantas crianças vem series ou filmes com uma animaço RASCA e nao se importam?

Branca de Neve é antiga, mas a animaçao, a alegria e tudo que transmite anima qualuqer um, quanto mais uma criança. Se elas vem animação rasca, porque nao animaçao "velha"?

Mas eu nao estou a dizer para verem a Branca de Neve vezes sem conta. Basta uma vez na infancia para conhcerem o "grande classico" e saber como tudo começou.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://ptdisney.blogspot.com/
Adams
avatar
Eu vou... Eu vou...
Eu vou... Eu vou...


Masculino
Mensagens : 134
Idade : 24
Localização : North Side
Emprego : Direito
Personagem favorita : Lightning Mcqueen; Jim Hawkins; Donald
No fórum desde : 25/04/2011

MensagemAssunto: Re: A Disney e as gerações vindouras   Qua 18 Maio 2011, 07:14

TDDM, quando falo em impingir, é um pouco trauma pessoal, porque por vezes gostamos tanto de algo que querendo só mostrar aos outros, acabamos por fazer uma pressão enorme, sem dar conta disso. Óbvio que neste caso seria uma pressão benéfica, mas, no meu caso, tenho curiosidade para ver sobre que gostos irão incidir a personalidade que ajudei a moldar.

E Jato, acabo por concordar com o Diogen. Tenho primos mais novos que tirando os clássicos, passam totalmente ao lado da Disney dos anos 90, por muito que vejam os filmes, mas adoram tudo o que tenha uma animação mais recente e seja da altura deles, como Carros ou Bolt, porque tiveram mais contacto com o merchandising deste filme (mochilas, bonecos e afins) e também pelo facto da Disney moldar um pouco dos filmes à sociedade, sendo que desta forma é normal que eles se identifiquem mais com este tipo de filmes...
Voltar ao Topo Ir em baixo
JoPotter
avatar
Eu vou... Eu vou...
Eu vou... Eu vou...


Feminino
Mensagens : 77
Idade : 20
Localização : Atrás de ti :o
Emprego : Aluna em Hogwarts *-*
Personagem favorita : Simba, Tarzan, ...
No fórum desde : 20/06/2011

MensagemAssunto: Re: A Disney e as gerações vindouras   Sex 24 Jun 2011, 07:55

Eu já pensei nisto algumas vezes, acho que vou começar a mostrar-lhes os filmes da Disney quando já tiverem idade para ver filmes, e depois deixo-os escolher se querem continuar a vê-los ou não, se gostam ou não. Claro que não os vou obrigar a vê-los, isso seria estúpido... Mas de qualquer forma, descobri há pouco tempo que a filha de uns amigos dos meus pais, que eu conheço desde que ela nasceu, e que tem agora 6 anos, nunca viu filmes da Disney, sem ser os das Princesas. Portanto, quando os formos visitar, vou levar a minha colecção de VHS e DVD's para vermos as duas... pode ser que ela também fique fã ^-^
Voltar ao Topo Ir em baixo
Pii
avatar
Eu consigo, eu estou aqui
Eu consigo, eu estou aqui


Feminino
Mensagens : 2328
Idade : 23
Localização : Margem Sul
Emprego : Estudante
Personagem favorita : Capitão Amélia
No fórum desde : 23/05/2010

MensagemAssunto: Re: A Disney e as gerações vindouras   Sex 24 Jun 2011, 13:24

Eu, por acaso, tenho um grande gosto por filmes Disney (novidade alucinante ). No entanto, não considero que se devesse iniciar os meus filhos com os clássicos. As crianças pequenas gostam de coisinhas curtas, portanto talvez começasse por curtas-metragens, depois séries e lá depois lhes mostrava os clássicos e filmes das séries preferidas. Como é óbvio tentaria fazer tudo com muita calma. Se visse que o meu filho não gostava, desistiria. Mas caso me apercebesse que gostava, iriamos ter muitas tardes de filmes... *.*
Voltar ao Topo Ir em baixo
Hanabi
avatar
Finalmente vejo a luz!
Finalmente vejo a luz!


Feminino
Mensagens : 3268
Idade : 24
Localização : ~Debaixo do teu nariz.
No fórum desde : 11/06/2010

MensagemAssunto: Re: A Disney e as gerações vindouras   Sex 24 Jun 2011, 13:49

Não é bem assim Pii Razz o primeiro filme que vi e que o consegui ver inteiro foi o Rei Leão. Eram animais falantes, fizeram-me logo ficar colada ao ecrã! Mas acho que o melhor para começar seria mesmo coisas como a pantera cor-de-rosa ou desenhos simples =P
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado





MensagemAssunto: Re: A Disney e as gerações vindouras   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

A Disney e as gerações vindouras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 

 Tópicos similares

+
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Disney Portugal :: Disney :: Outros assuntos-
Ir para: